Pinhel
Colóquio sobre Santo António

O Centro Social e Cultural da Paróquia de Pinhel e o Município de Pinhel organizam, nos dias 13, 14 e 15 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal, o colóquio “Santo António em Pinhel e no Mundo”.
O colóquio tem como objectivos promover o estudo, o conhecimento e a divulgação do património religioso e cultural de Pinhel, honrar Santo António e dinamizar a vida sociocultural do arciprestado e concelho de Pinhel.
A sessão de abertura do colóquio está marcada para as 9.30 horas de sexta-feira, dia 13 de Junho, com a presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, do presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, e do director do Agrupamento de Escolas de Pinhel, José Vaz.
No primeiro dia dos trabalhos serão abordados, entre outros, os temas “Os frades do convento de Santo António de Pinhel” (por Fernando Larcher), “Os conventos e mosteiros franciscanos do distrito da Guarda - Santa Clara de Trancoso espaço de memória” (Carla Santos), “Alvará régio de construção do Convento de Santo António de Pinhel” (Suzete Marques), “Convento dos Frades. Reinterpretando um passado” (Sara Inês Ruas), “António, um santo popular” (Norberto de Oliveira Manso) e “A invocação de Santo António: adivinhas, rituais e crenças populares” (Regina Raick). Pelas 19.00 horas, na igreja de Santo António, haverá um momento musical com os músicos César Prata e Suzete Marques.
No sábado, 14 de Junho, os trabalhos são retomados pelas 9.30 horas com a “Abordagem artística da igreja de Santo António de Pinhel”, por Teresa Desterro. Seguem-se intervenções sobre “O retábulo-mor da igreja de Santo António em Pinhel” (José Manuel da Silva), “Classificação e salvaguarda da igreja e do convento de Santo António de Pinhel (Isabel Policarpo), “Sermões de Santo António, Doutor da Igreja” (Henrique Rema), “Mensagem de Santo António para os nossos dias. António: Evangelho e Caridade - Defensor dos direitos humanos” (Severino Centomo), “Santo António, o primeiro homem europeu” (Manuel Gonçalves), “Os santos franciscanos do século XIII, interpretados na cenografia barroca das procissões de penitência” (Duarte Chaves), “Santo António Militar: na Arquitectura, Literatura e Imagética” (Augusto Moutinho Borges) e “A província franciscana de Santo António de Portugal: traços da sua projecção no Brasil” (Maria Larcher). Pelas 18.30 horas serão inauguradas exposições de bibliografia, documental e de iconografia.
O colóquio termina do domingo, dia 15, com a abordagem dos temas “Um franciscano de Pinhel hoje” (José Santos), “O Doutoramento de Santo António pelo papa Pio XII em 1946” (Jesué Pinharanda Gomes), “A Espiritualidade de Santo António” (Mário Simões Dias) e “Estudo tecnológico da escultura de Santo António de Pinhel” (Ana Bidarra e Pedro Antunes). Para as 14.30 horas está agendado o acolhimento com músicas a Santo António, na igreja de Santo António, pelo Grupo Coral de Pinhel, seguindo-se, meia hora depois, uma missa festiva seguida de procissão, presidida pelo padre Jorge Castela.