Guarda


No arciprestado Guarda – Manteigas estão programados dois encontros de CPM – Centros de Preparação para o Matrimónio, na Casa Paroquial da Sé e S. Vicente, na Guarda, o primeiro a 4 e 5 de Março e o segundo a 6 e 7 de Maio.
O CPM é um movimento de leigos e sacerdotes, reconhecido pela Igreja Católica, e que tem por objectivo a preparação de noivos para o Sacramento do Matrimónio.
O CPM colabora na preparação imediata dos noivos para que vivam intensa e profundamente a celebração litúrgica, entendendo e assumindo o compromisso das suas vidas, para que possam “sentir e saborear interiormente” cada gesto do ritual do sacramento do matrimónio, que é sinal do amor de Cristo que se entrega totalmente pela Sua Igreja.
O CPM não é um curso, mas uma caminhada de preparação para o matrimónio, nunca acabada, sempre original e construída por cada casal, noiva e noivo, que com “entusiasmo e coragem aceitam este desafio” e recebem a missão e o dever de “em cada momento ser reflexo do amor de Deus e fazer feliz aquele(a) que Deus lhe confia”.