Serra da Estrela


A Capela de Nossa Senhora do Ar, no alto da Serra da Estrela, vai estar aberta quinzenalmente, aos domingos, para várias celebrações.
Em declarações à Agência Ecclesia, o Diácono Paulo Caetano, um dos responsáveis pela dinamização do espaço de culto, disse que a capela “vai estar aberta para quem se queira juntar ao culto mas também para quem está de passagem pela serra para divulgar e atrair pessoas no sentido de as levar a criar sentimento nas pessoas, este é um espaço paradisíaco, com vista fenomenal, seja para o lado de Manteigas, de Seia ou Covilhã, mas também para ter sentimento de paz e convida a um clima turístico mas também espiritual”.
A primeira celebração aconteceu no último Domingo, 19 de Junho, com a “bênção dos motards e motas.
Para o próximo domingo, 26 de Junho, está previsto o Encontro de Famílias, promovido pelo Departamento Diocesano da pastoral Familiar. Tal como o Jornal A GUARDA adiantou na última edição, o programa começa às 15.00 horas, com a concentração na Torre da Serra da Estrela, seguindo-se um percurso pedonal, com apoio do Centro de Interpretação da Serra da Estrela. A celebração da Eucaristia, na Capela de Nossa Senhora do Ar (Torre), presidida pelo Bispo da Guarda, está marcada para as 17.00 horas. Depois do lanche partilhado, ao pôr-do-sol, haverá a recitação do Terço.
No dia 15 de Agosto, D. Manuel Felício vai presidir à missa com os pastores que sobem a serra, com os rebanhos.
Recorde-se que a Capela dedicada a Nossa Senhora do Ar foi mandada construir, em 1962, pela Força Aérea Portuguesa, quando edificou no ponto mais alto da Serra da Estrela, duas torres radar para a Esquadra 13 do Grupo de Detecção Alerta e Conduta de Intercepção.
Esta capela reabriu ao culto em Outubro de 2007, após várias décadas de abandono, por iniciativa da Turistrela, que a recuperou e entregou à Diocese da Guarda.