Diocese da Guarda


A construção do Novo Órgão de Tubos da Sé da Guarda continua a bom ritmo. O projecto está a ser executado pela Organaria Frédéric Desmottes, emm Espanha.
O novo órgão da Sé terá 41 registos (sonoridades), distribuídos em três teclados manuais (grande órgão, positivo de costas e expressivo) e pedaleira, num total de 2730 tubos. O instrumento terá cerca de 8 metros de altura por quase 5 metros de largura, e um peso de cerca de 6 toneladas. A caixa que vai albergar o instrumento terá uma clara inspiração barroca e integrará alguns elementos decorativos do anterior órgão setecentista. A construção integral do instrumento está a ser feita nas oficinas da Organaria Frédéric Desmottes (Espanha), desde a fundição do metal para o fabrico dos tubos, a construção de todas as partes constituintes do órgão; móvel, talhas, someiros, teclados, foles e mecânicas. A Organaria Frédéric Desmottes foi fundada em 1990 e trata-se de uma empresa artesanal dedicada ao restauro e construção de órgãos de tubos. Situa-se em Landete (Cuenca, Espanha).
O Órgão da Sé da Guarda “será um instrumento para acompanhar as celebrações e o culto e elevará o espírito e a fé a Deus, seguindo os cânones da Igreja sobre a Música Sacra. Um instrumento de excelência, motivo de orgulho para as gentes da Guarda e de Portugal”, explica a Comissão de acompanhamento da construção do Órgão.
A riqueza tímbrica do instrumento permitirá interpretar um amplo repertório musical.
A construção do órgão da Sé representa um avultado investimento, na ordem dos 800 mil euros, contando com um financiamento aprovado pela União Europeia de cerca de 500 mil euros.
A Diocese lançou a campanha ‘Tubo a Tubo’ em que apela à ajuda e generosidade das pessoas e instituições públicas e privadas, para que possa cumprir a sua parte financeira neste projecto tão importante para a cultura musical. Para este efeito, foi criada uma conta bancária para a qual devem ser enviados os contributos (IBAN: PT50 0036 0191 9910 0050 44947; MbWay: 967080702).
A Comissão que acompanha a construção do Novo Órgão de Tubos da Sé da Guarda disse que, até Dezembro deste ano, vai fazendo o ponto de situação da obra e do valor angariado.