Pré-Seminário


Ninguém ama ou escolhe o que não conhece. Como falar de vocação sem antes fazer a experiência de Deus? Como entender que Ele nos desafia ao melhor de nós próprios na nossa plena realização como pessoas sem saber como concretizá-lo?  Como ousar uma resposta sem fazer um caminho de discernimento, adequado, amparado e amadurecido? São estes, entre outros, os desafios aos quais o Pré-Seminário procura corresponder.
Mais que um lugar, trata-se de um tempo através do qual vários adolescentes, jovens ou adultos devidamente acompanhados, realizam um processo de discernimento vocacional, permanecendo no seio das suas famílias e integrados no percurso académico ou profissional por eles escolhidos. Por meio de encontros em grupo e contactos pessoais, em estreita ligação com as famílias e respetivos párocos, o Pré-Seminário ajuda os candidatos a fazer a experiência de Deus, percebendo que a nossa relação com Ele não os afasta do mundo nem do nosso tempo mas, antes, os torna mais conhecedores de Deus, de si e das possíveis opções vocacionais. Uma futura entrada num seminário diocesano é sempre ponderada ao longo do tempo e do processo julgados adequados para cada um.
Os encontros de jovens inscritos no Pré-Seminário já estão agendados para este ano lectivo e as datas já foram dadas a conhecer aos párocos. O primeiro é já este sábado no Seminário da Guarda. Nos encontros promovem-se momentos de reflexão, oração e convívio.
Quanto às inscrições, pedimos que sejam feitas através dos respetivos párocos que entrarão em contacto com a equipa responsável do Pré-Seminário. Para um acompanhamento mais eficaz, requer-se que os candidatos tenham completado 13 anos ou concluído o 7º ano de escolaridade.