Ano da Vida Consagrada começa a 30 de Novembro


Os bispos portugueses esperam que o Ano da Vida Consagrada, com início marcado para 30 de Novembro, “possa contribuir para uma revitalização espiritual e comunitária” deste sector da Igreja Católica. Numa nota pastoral aprovada, no dia 13 de Novembro, durante a assembleia plenária em Fátima, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) refere que “a Vida Consagrada”, nos seus diversos “carismas e instituições”, tem desde há séculos um lugar de destaque “no coração da Igreja”, enquanto “elemento decisivo para a missão”.
Nesse sentido, os bispos portugueses pretendem “apoiar”, ao longo de 2015, eventos e projectos “que conduzam a um melhor conhecimento da identidade e carisma dos diferentes institutos e os seus actuais desafios”.
Mostram-se ainda empenhados em garantir que o Ano da Vida Consagrada sirva como “fonte de enriquecimento e comunhão eclesial e de fecundidade vocacional e apostólica”.
Intitulada “Chamar a levar a todos o abraço de Deus”, a nota pastoral dá ainda destaque a algumas das iniciativas que vão ter lugar em Portugal, a propósito do Ano da Vida Consagrada.
Destaque para a Semana do Consagrado, que começa a 26 de Janeiro de 2015 e encerra com a Festa da Apresentação do Senhor e o Dia do Consagrado a 2 de Fevereiro.
O Dia Mundial de Oração pela Vida Consagrada Contemplativa, que se celebra a 31 de Maio de 2015, pretende ser aproveitado pelos bispos portugueses para “reflectir e actualizar as orientações contidas na instrução Mutuae relationes”, documento da Igreja Católica “sobre as relações entre os bispos e os religiosos”.
A Conferência Episcopal Portuguesa pede “que este Ano seja verdadeiramente um ano de graça, tendo sempre na mente e no coração três objectivos: fazer memória agradecida do passado, abraçar o futuro com esperança, viver o presente com paixão”.