Guarda


No último domingo, 16 de Outubro, na Sé da Guarda foi celebrada Eucaristia de acção de graças pelos 30 anos de vida e serviço à comunidade da Aldeia de Crianças SOS da Guarda. A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese que, à homilia, saudou o director da instituição, as três mães que servem as 26 crianças que lhes estão confiadas e ainda outro pessoal de serviço e os voluntários que, com regularidade, intervêm na vida da instituição.
Antes da Eucaristia, nas instalações do museu diocesano de arte sacra, decorreu uma sessão comemorativa com participação das entidades ligadas à instituição, a que se juntou o secretário geral da obra, vindo de Lisboa, com várias casas espalhadas pelo país. O convívio prolongou-se até à hora da Eucaristia de acção de graças.
Ao longo destes trinta anos, ultrapassa a meia centena o número daqueles que passaram pela instituição e agora têm a sua vida organizada na sociedade.
Também foram lembradas as pessoas e instituições que se empenharam em trazer este serviço para a cidade da Guarda, no ano de 1986, tendo começado a funcionar no dia 11 de Outubro desse ano. Entre as entidades que profeticamente se empenharam na vinda de uma aldeia de crianças SOS para a Guarda, intervieram movimentos, como o Noelismo e a generosidade de empresas que cederam gratuitamente o terreno onde actualmente se encontra instalada a mesma instituição.