Entre margens da Palavra


0. Preparo-meProcuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.
1. O que diz o texto- Leio pausadamente Mt 28, 16-20.- Sublinho e anoto o mais significativo.Jesus convoca os discípulos para a Galileia e comunica-lhes a sua autoridade e missão. É omitida a despedida e ascensão, sublinhando-se a promessa de que Jesus seguirá junto deles.
2. O que me diz Deus- Que me dizem as palavras de Jesus. Que me fazem sentir? Jesus convida a regressar à Galileia, longe dos lugares sagrados. É no meu quotidiano que a fé se desenvolve e comprova. O desafio é acreditar n’Ele. Como os discípulos, duvido. Viver a fé não é fácil, nem espontâneo. É na missão que ela se esclarece e experimenta. Mateus é o único evangelista que propõe uma fórmula batismal trinitária, significando a minha pertença ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Não estou só: Jesus está comigo “até ao fim dos tempos”. A Trindade é minha pátria.
3. O que digo a Deus- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).Senhor, Pai amante. Chamaste-me à vida, insuflando a tua respiração em mim. Livre e capaz de amar, à tua imagem e semelhança, preservas-me como obra tua. Saiba eu acolher teu abraço.Senhor, Filho amado. Tomaste-me por irmão, doando tua vida pela minha. Da abundância do teu amor, propões-me o Evangelho por caminho. Saiba eu ser discípulo.Senhor, Espírito amor. És alento e fogo divinos. Em Ti vislumbro, saboreio e experimento Deus. Por meio de Ti, ouso, arrisco, dando o melhor de mim. Saiba eu inflamar outros.Trindade Santa, sois casa de porta aberta e convite de mesa posta em comunhão de amor partilhado e multiplicado. Só falto eu para estreitar o abraço.
4. O que a Palavra faz em mim- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.Trindade Santa, em Ti encontro o meu berço e meu lugar, minha pátria e identidade, mistério maior do Tudo e todos. Louvo, contemplo e adoro.Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.
PROVOCAÇÕES- Sinto a presença de Deus? Como cuido dela?- Distingo o Deus Uno e Trino, na mente e no coração?- O que aprendo de um Deus que é Trindade de amor?
UM PENSAMENTO“Deus é Trindade, porque o amor supõe alguém que ama, alguém que é amado e o próprio amor”. (Santo Agostinho)
UM DESAFIOPedir ao Espírito Santo a graça de perceber a presença de Deus na minha vida.
ARQUIVO & PODCASThttps://seminariointerdiocesanosj.pt
UMA ORAÇÃO-POEMA
Pai amante,no teu abraço, perco-me submergido em oceanoinfinito de misericórdia,e reencontro-meno mistério do eterno amor.Filho amado,rosto e braços do Pai,no estreito enlaço da cruzconsertas o mundocom sementes de paz e perdão.Espírito amor,beijo criador do Paie zeloso ardor do Filho,abrasa-me num sopro,destranca-me a ousadia de seruno, no vosso trino abraço.