Igreja


D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, foi reconduzido como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o triénio 2023/2026. A eleição decorreu durante a Assembleia Plenária do organismo católico, que decorreu em Fátima, na última semana, entre 17 e 20 de Abril.
Os bispos também reelegeram o vice-presidente e o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, respectivamente D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, e o padre Manuel Barbosa.
Como vogais do Conselho Permanente foi escolhido um novo membro, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, mantendo-se em funções D. Manuel Linda, bispo do Porto; D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora; D. José Traquina, bispo de Santarém; e o cardeal D. Manuel Clemente, membro nato do Conselho Permanente na qualidade de patriarca de Lisboa.
As eleições escolheram ainda os presidentes das comissões episcopais e os delegados da Conferência Episcopal: Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé - D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real; Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana - D. José Traquina, bispo de Santarém; Comissão Episcopal do Laicado e Família - D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga; Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios - D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto; Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais - D. Nuno Brás, bispo do Funchal; Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade - D. José Cordeiro, arcebispo de Braga; Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização - D. Armando Esteves Domingues, bispo de Angra; Delegado para as Relações Bispos/Vida Consagrada - D. Rui Valério, bispo das Forças Armadas e de Segurança; Delegado para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) - D. Nuno Brás, bispo do Funchal.
Por inerência do cargo, são delegados da CEP nos seguintes organismos: D. Manuel Clemente, enquanto patriarca de Lisboa e magno chanceler da UCP, no Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa; D. José Ornelas, enquanto presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, no Pontifício Colégio Português e no Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).