Serra da Estrela


A Capela de Nossa Senhora do Ar, na Torre, Serra da Estrela, abre as portas aos domingos, entre Junho a Setembro. Do projecto inicial que era de 15 em 15 dias, actualmente já há actividades quase todas as semanas, fruto do trabalho de divulgação e envolvimento da comunidade, que tem vindo a ser feito.
O Diácono Paulo Caetano, que dinamiza o espaço, adianta que “a cada ano que passa o programa está mais diversificado e, este ano, marcado também pelas Jornadas Mundiais da Juventude, que colaboram e têm duas actividades na Torre e em especial na Capela de Nossa Senhora do Ar”. Refere que “mantemos o mesmo esquema com a celebração da Palavra e meditação do terço.
Neste ano de 2023 as actividades começam no dia 4 de Junho e terminam a 17 de Setembro com a Celebração da Palavra. A novidade passa pelo envolvimento de grupos e colectividades para animar as actividades. Assim, no dia 4 de Junho estará presente o Rancho Folclórico de Seia; no dia 23 de Julho será a Tuna de Figueiredo – Seia; no dia 20 de Agosto, as Equipas de Nossa Senhora; e no último domingo, dia 17 de Setembro, os Escuteiros de Seia.
Nos domingos de intervalo, será feita a recitação e meditação dos mistérios do Rosário.
Este ano, voltamos a contar com a actividade proposta pelo Grupo Motard Família da Estrela, com missa e a 2ª bênção das motas e as duas actividades com os Jovens que estão em preparação e a caminho da JMJ. No dia 11 de Junho será o terço da Jornada Mundial da Juventude e no dia 30 de Julho, a Festa das Nações, actividade que irá reunir todos os jovens que estiverem a fazer as Pré-Jornadas / Dias na Diocese.
Estas iniciativas destinam-se a toda a comunidade e também aos que visitam este espaço (turistas ou nativos) e pretendem desfrutar de um momento único de interioridade, de ligação da natureza com o sagrado, no ponto mais alto de Portugal Continental.