A imagem do pastor era muito conhecida, no mundo antigo,

e usada para descrever os líderes do povo, como reis, sacerdotes ou profetas. Do mesmo modo, a Bíblia encontrou na imagem do pastor um símbolo para descrever o próprio Deus e na do rebanho um símbolo do seu povo. Também Jesus, no Evangelho, fala de Si mesmo como pastor (“Eu sou o Bom Pastor”, o pastor ideal). Hoje, sobretudo para quem cresceu nas cidades, a ideia do pastor e do rebanho já não é muito familiar mas, ainda assim, dela todos podemos aprender.
No evangelho do presente Domingo, o Domingo do Bom Pastor, o relacionamento entre Jesus e os discípulos é descrito deste modo: “As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me”. Escutar, conhecer e seguir são três acções que resumem a vida cristã.
Escutar a voz de Jesus. Através da oração diária, da escuta pessoal da Palavra de Deus, do cultivo da amizade com Cristo, a sua voz vai-se tornando familiar. Deus passa a ser o ‘meu’ Deus, Jesus o companheiro de todas as horas.
Ser conhecido por Jesus. Na Bíblia, o termo conhecer designa geralmente um tipo de conhecimento que é fruto da intimidade e do amor. Assim, quando ouvimos Jesus dizer “Eu conheço as minhas ovelhas”, podemos recordar a oração do salmista: “Tu me conheces; sabes quando me sento e me levanto; à distância conheces os meus pensamentos… Tu modelaste as entranhas do meu ser e formaste-me no seio de minha mãe” (Salmo 139). Jesus conhece-nos como ninguém porque nos ama como ninguém.
Conhecer Jesus. Ele diz que os seus discípulos O conhecem mediante a fé e porque vivem num relacionamento pessoal com Ele. A fé não é um simples acreditar em Deus, mas é a atitude de total confiança e abandono nas mãos daquele que nos ama e nos conhece pelo nome, mãos que nos sustentam, acolhem e protegem de todo o tipo de mal, sobretudo do mal maior, o pecado, que, como um lobo, ameaça a nossa vida: “nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão”.
Seguir Jesus. Quando, pela oração e a escuta da Palavra, a voz de Cristo se torna uma voz familiar, de Alguém que nos conhece e nós conhecemos pessoalmente, seguir o que me diz a sua voz, seguir os seus passos é a certeza de encontrar, já nesta vida, pastagens verdejantes e de ser conduzido, nem que seja aos seus ombros, à vida eterna.
O Domingo do Bom Pastor é também Dia Mundial de Oração pelas Vocações, sobretudo as vocações de especial consagração. Dia para suplicar ao Senhor que cada vez mais cristãos se deixem seduzir pela sua voz e se consagrem ao Pastor Belo e Bom que deu a vida por todos.