Jornada diocesana decorreu no Centro Apostólico


“Redescobrir o modelo da celebração dos santos mistérios com base na Sacrossanctum Concilium, e avaliar as celebrações nas comunidades da diocese, potenciando a sua verdade e dignidade” é o objectivo geral anual do programa pastoral 2015/2016 para a Diocese da Guarda. As linhas orientadoras do programa foram apresentadas no dia 26 de Setembro, durante as Jornadas Diocesanas de pastoral que decorreram no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Guarda e que juntaram mais de uma centena de pessoas.
Na ocasião foi dada a conhecer a Carta Pastoral do Bispo da Diocese, o programa e calendário pastorais 2015/2016, e ainda os Cadernos de Orientação.
Durante os trabalhos foi recordado que “o Concílio Vaticano II votou e promulgou, no dia 4 de Dezembro de 1963, a constituição Sobre a Sagrada Liturgia: a Sacrossanctum Concilium” que “foi o primeiro documento a ser aprovado pelo Concílio e um dos que teve maior impacto e visibilidade, mesmo para a sociedade em geral”. Nesse sentido a Diocese da Guarda propõe como tema central neste ano pastoral “Celebrar… com verdade e dignidade”.
“O ano vai debruçar-se sobre a celebração nos sacramentos” explicou o padre Ângelo Martins, do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral ao Jornal A GUARDA. E acrescentou: “É um reavivar do espírito do Concilio, olhando para a maneira como se celebra e uma reflexão sobre o modo de celebrar”.
Para além do estudo e da reflexão dos cadernos ao longo do ano e de muitas outras actividades programadas, o padre Ângelo Martins destaca a Peregrinação dos Arciprestados à Sé da Guarda, com Indulgência Jubilar, no dia 5 de Junho.
O Coordenador do Secretariado, Cónego Joaquim António Duarte, referiu que “as jornadas são o pontapé de saída do Ano Pastoral,”. Com esta actividade a “Diocese da Guarda pretende motivar párocos, colaboradores e comunidades para o programa que vamos desenvolver ao longo do ano”. Referiu ainda que “o trabalho de base, este ano sobre toda a celebração, culto e liturgia cristã, pretende ajudar a preparar a Assembleia marcada para 2017”. E explica: “O trabalho insere-se num plano que terminará em 2017 onde nos propomos rever as grandes orientações do Concílio Vaticano II”.
Sobre os Cadernos de Orientação propostos para este ano, Joaquim António Duarte adiantou que há três gerais (O culto Cristão e a Reforma Litúrgica; O Mistério Pascal e a sua celebração no ano litúrgico; Ministérios na Liturgia e sua celebração no ano litúrgico) e três específicos (Como se celebram os sacramentos da iniciação cristã; Como se celebram os sacramentos de serviço – Matrimónio e Ordem; Como se celebram os sacramentos da cura – Unção dos Doentes e Reconciliação).
Sobre o programa diocesano para este ano pastoral, D. Manuel Felício adianta que a grande referência será “o Concílio Vaticano II e as orientações litúrgicas que recebemos, sobretudo através da Constituição sobre a Sagrada Liturgia – Sacrossanctum Concilium”.