Este sábado, 18 de Janeiro, tem início a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que terminará no dia 25, data em que se assinala a conversão do Apóstolo S. Paulo.


Os materiais propostos para 2020 foram preparados pelas Igrejas cristãs em Malta e Gozo (Cristãos Unidos em Malta).

“Trataram-nos com uma amabilidade fora do comum” é o tema desta semana de diálogo ecuménico. A partir do Livro dos Actos dos Apóstolos recordamos a história que começa com Paulo que estava a ser levado para Roma como prisioneiro. A narrativa da viagem é um clássico drama da humanidade confrontada com tantas adversidades. Os passageiros do navio estão expostos à força do mar e das poderosas tempestades que se erguem ao seu redor. São conduzidos para um território desconhecido, onde estão perdidos e sem esperança. No entanto, o texto refere que são recebidos com uma amabilidade fora do comum.
A história continua a repetir-se nos nossos dias. Também hoje muitas pessoas enfrentam terrores semelhantes nos mesmos mares em que S. Paulo navegou. Todos sabemos que há lugares comuns que fazem parte das histórias de migrantes do nosso tempo.
A estes mares juntam-se tantos outros, igualmente perigosos, por onde navegam homens, mulheres e crianças que tentam fugir de desastres naturais, da guerra e da pobreza.
A indiferença com que muitas vezes assistimos aos dramas humanos começa a ser preocupante. O homem serve-se do seu semelhante para alcançar poder, riqueza e notoriedade. O caminho do diálogo e da compreensão parece cada vez mais esquecido e o acolhimento deixou de fazer sentido para muitas pessoas.

Esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é também um tempo que deve chamar a atenção para as boas relações entre todos e que ponha fim a muitos preconceitos que ainda possam existir. O que se diz em relação à Unidade dos Cristãos tem implicação em todas as pessoas de boa vontade.