“Património resgatado” foi o tema de um seminário promovido esta semana pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais.

Em análise estiveram as boas práticas na área dos Bens Culturais, bem como a divulgação de uma plataforma que vai apresentar inventários diocesanos.

O projecto pretende pôr à disposição de todas as pessoas aquilo que é o património móvel e imóvel da Igreja espalhado um pouco por todas as dioceses.
A partir de agora as dioceses têm mais um motivo para empreenderem ou aprofundarem a caminhada da inventariação dos seus bens patrimoniais.

As dioceses portuguesas vão beneficiar da existência de uma plataforma comum, projectando ao mesmo tempo um contributo notável para a cultura em Portugal.
A plataforma ‘online’ vai disponibilizar ao público em geral o inventário de milhares de bens culturais religiosos existentes em várias dioceses em áreas como a pintura, escultura, ourivesaria ou paramentaria.

Este projecto dá a conhecer património resgatado, descoberto ou valorizado no âmbito dos trabalhos de inventário, levado a cabo por várias instituições eclesiais.
Na Diocese da Guarda, o Departamento do Património Cultural, no tocante à inventariação e museologia, tem feito um trabalho exemplar. Há registo do património riquíssimo e tantas vezes desconhecido na grande maioria das paróquias.
Em muitos lugares da Diocese, existem museus de arte sacra que guardam autênticos tesouros de arte. O desafio passa por dar uma nova visibilidade a tantas peças, muitas das quais guardadas religiosamente ao longo do ano.

Na solenidade de Corpo de Deus, por exemplo, quem não parou para contemplar o esplendor da Sagrada Custódia que saiu em procissão? Em cada povo há guardiões de tradições materiais e imateriais que devem ser reveladas, inventariadas e divulgadas.

Neste campo, é cada vez mais necessário trabalhar em sintonia com as comunidades paroquiais e despertar consciências, para que o património não perca o seu significado e seja conservado em segurança. A criação de um Museu Diocesano de Arte Sacra continua a fazer todo o sentido. Com um equipamento central será mais fácil projectar roteiros de património religioso que levem visitantes, turistas e estudiosos aos lugares de origem de cada peça de arte. E a Diocese da Guarda tem tantas maravilhas para mostrar!