Desde há vários anos que o mês de Outubro está associado às missões e aos missionários.

Este mês missionário tem a sua origem no Dia Mundial das Missões que este ano se assinala a 23 de Outubro. A data foi instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. O objectivo desta data é incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária.
Para ajudar a viver melhor este acontecimento, o Papa tem por tradição apresentar uma Mensagem a todo o povo de Deus que, este ano, quis que tivesse como tema “Sereis minhas testemunhas”, ou seja, trata-se de uma chamada de todos os cristãos a testemunhar Cristo.
No texto da mensagem, o Papa Francisco lembra que “ao exortar os discípulos a serem as suas testemunhas, o Senhor ressuscitado anuncia aonde são enviados: Em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo. Aqui emerge muito claramente o carácter universal da missão dos discípulos”.
A mensagem explica que “a indicação «até aos confins do mundo» deverá interpelar os discípulos de Jesus de cada tempo, impelindo-os sempre a ir mais além dos lugares habituais para levar o testemunho d’Ele. Hoje, apesar de todas as facilidades resultantes dos progressos modernos, ainda existem áreas geográficas aonde não chegaram os missionários testemunhas de Cristo com a Boa Nova do seu amor”.
Perante os desafios que são colocados a todos os que se consideram discípulos é cada vez mais importante aproveitar todos os meios, resultantes das novas tecnologias, para fazer passar a mensagem. A poucos meses de um grande encontro mundial de jovens que vai decorrer em Portugal, as novas ferramentas de informação devem ser bem aproveitadas para chegar junto das gerações mais novas.
Hoje em dia, também é preciso fazer missão à nossa porta, nas nossas aldeias, vilas e cidades, nas nossas comunidades.