Um ano depois

 

Um ano depois de ter partido para junto de Deus, continuo a não ter palavras para exprimir o assombro que sempre senti por este Homem que me marcou ao longo da vida. A sua serenidade era exemplar e o trato com os outros de uma delicadeza profunda.
Sempre admirei a simplicidade, o desprendimento, a disponibilidade e a amizade do Homem e do Padre que deixou a Guarda mais rica, não só espiritualmente mas também na cultura e no saber.

Foi grande empreendedor e gravou o seu cunho na construção do Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Igreja da Mãe de Deus em São Miguel da Guarda, no Carmelo da Santíssima Trindade, na Casa de Saúde Bento Menni e outras ligadas à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida.
Nos muitos anos passados na Guarda deixou um legado impar que honra a cidade, a diocese, a igreja, e a sociedade civil. Merecia uma homenagem de gratidão que envolvesse a Diocese da Guarda, as paróquias da cidade, a comunidade escolar e o Município. O Padre Eugénio fez muito pela Guarda, pelos estudantes da Guarda e pelas paróquias da Guarda.

Como Director do jornal A GUARDA, o Padre Eugénio mostrou sempre uma cultura elevada, através de uma escrita cuidada e erudita. Foi um autêntico mestre de sabedoria bem patente nos editoriais que foi assinando ao longo dos anos. De parcas palavras, distante e próximo ao mesmo tempo, sabia ouvir muito e falar o menos possível.
Ao longo de vários números do jornal A GUARDA, o Padre Eugénio envolveu-se em causas e campanhas abrangentes.
Na Casa dos Gaiatos, na Guarda, distinguiu-se pela dedicação e promoção de largas centenas de jovens.

Morreu na manhã de 6 de Outubro de 2017, no Hospital da Guarda, depois de algumas semanas de sofrimentos e agonia. A notícia, mesmo que esperada, causou um misto de dor e de perda. Custa sempre perder alguém que nos é próximo e se torna companheiro de tantas jornadas e trabalhos.

Natural de Vila Cova, concelho de Seia, onde nasceu a 19 de Fevereiro de 1934, o Padre Eugénio frequentou os Seminários Diocesanos do Fundão e Guarda. Foi ordenado sacerdote na terra natal, a 19 de Agosto de1956, por D. Domingos da Silva Gonçalves.
Gastou a vida ao serviço de Deus, da Igreja e da Sociedade, sem nunca esperar nada em troca. Regressou à aldeia, para o descanso eterno, ao final do dia 7 de Outubro de 2017, Festa de Nossa Senhora do Rosário. Descanse em paz, padre Eugénio!