Mês de tradições

As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no dia 10, são o ponto de partida para os arraiais de Santo António, dia 13, São João, dia 24 e São Pedro, dia 29.Depois de terem sido anunciadas para a região Autónoma da Madeira e África do Sul, as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foram alteradas para uma cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, respeitando, assim, as regras de precaução sanitária no quadro da Pandemia da doença Covid-19. Nesse dia, o povo português recorda a hipotética data da morte de Luís de Camões, 10 de Junho de 1580, o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa.Este ano, o Presidente da Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é o cardeal Tolentino de Mendonça. A cidade da Guarda já recebeu, por duas vezes, em 1977 e 2014, as comemorações presididas pelo Presidente da República. Foram dias de grande entusiasmo, envolvência e de grande retorno promocional cultural, turístico e económico deste território tantas vezes esquecido e abandonado. O dia 10 de Junho é também o Dia do Anjo de Portugal, um culto muito antigo em Portugal e que ganhou nova projecção com as aparições de Fátima onde se apresentou como “Anjo da Paz, o Anjo de Portugal”.
O dia 13 de Junho é dedicado a Santo António, um dos mais populares em Portugal e mesmo em todo o mundo. Este santo de projecção universal continua a cativar gerações pelo seu eloquente testemunho de vida e de sabedoria de tal maneira que “homens de todas as condições, classes e idades alegravam-se de ter recebido dele ensinos apropriados à sua vida”.
O mês de Junho reserva-nos também os tão aclamados santos populares, São João Baptista, bem como São Pedro, cuja solenidade é conjunta com São Paulo. Estes santos distinguiram-se pela fé e pregação, bem como como pelo ardor e zelo missionários.
Em tempo de confinamento e de muitas cautelas, o povo, com a sua secular sabedoria, saberá encontrar formas de assinalar tão importantes efemérides.