1 Hoje, 8 de Março, é o Dia Internacional da Mulher.

A data pretende destacar a importância e o contributo da mulher na sociedade, bem como as lutas e conquistas contra tantos preconceitos estigmatizantes ao longo dos séculos.
Aos muitos passos históricos, dados pelas mulheres, em vários lugares do mundo, juntou-se em 1975, a promoção do Ano Internacional da Mulher, por parte das Nações Unidas. Dois anos mais tarde, este organismo internacional proclama o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
Ao longo das últimas décadas, em que ocorreram grandes transformações culturais e sociais, também a identidade e o papel da mulher sofreram alterações notáveis na família, na sociedade e na Igreja. Já ninguém tem dúvidas de que a participação e a responsabilidade das mulheres foram aumentando.
Neste processo não pode ser esquecido o importante discernimento do magistério dos papas, onde se inclui a Carta Apostólica “Mulieris dignitatem” (1988) de João Paulo II, sobre a dignidade e a vocação da mulher, em linha com os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Também a Mensagem para o Dia Mundial da Paz, de 1995, foi dedicada ao tema “Mulher: Educadora da Paz”.
Mais recentemente, o Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Evangelii gaudium”, recorda o “indispensável contributo da mulher na sociedade, em especial com a sua sensibilidade e intuição em relação ao outro, o fraco e o indefeso”.
Rendemos a nossa homenagem a todas as mulheres que, com a sua presença no âmbito doméstico, social e cultural, são pilares essenciais para a transmissão, às gerações futuras, de sólidos princípios morais e da fé.

2 A Feira Ibérica de Turismo tem projectado a Guarda não só a nível nacional mas também internacional. Concebida para o espaço Ibérico foi ganhando novos públicos atraindo milhares de visitantes. A edição deste ano, que se realiza de 28 de Abril a 1 de Maio, vai celebrar Portugal, eleito pela “World Travel Awards” o “Melhor Destino Turístico do Mundo”, em 2017.
Numa altura em que o turismo nacional é referência mundial, a Câmara da Guarda dá mais um passo em frente na afirmação de um território tantas vezes esquecido e votado ao abandono.
De acordo com os promotores, a Feira Ibérica de Turismo procura estimular o intercâmbio estratégico e económico transfronteiriço, no incentivo ao relacionamento comercial entre Portugal e Espanha e no desenvolvimento das regiões.
E há tanto para ver e mostrar num concelho e numa região de semelhanças e contrastes culturais, patrimoniais, ambientais e gastronómicos. Em boa hora a autarquia, liderada por Álvaro Amaro, soube olhar para um sector que estava adormecido e que tem vindo a ser revitalizado.

3 “24 horas para o Senhor” é uma iniciativa de oração convocada pelo Papa Francisco para os dias 9 e 10 de Março (sexta-feira e sábado), durante a qual ao menos uma igreja de cada diocese estará aberta, para permitir aos fiéis a oração de adoração e a confissão sacramental.
A jornada de oração, que convida a celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística, tem como referência as palavras do Salmo 130 “Em Ti, encontramos o perdão”.
Na Guarda, a Igreja da Misericórdia foi o espaço escolhido, para dar cumprimento a este apelo do Papa. Ao longo de 24 horas, esta Igreja, no centro da cidade, vai permanecer de portas abertas, oferecendo momentos de silêncio, adoração e reconciliação.