“Lugar de Paz, Fé e Cultura” foi o Titulo Honorífico atribuído à Sé Catedral da Guarda por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinalou no dia 10 de Dezembro.


Na ocasião, o Presidente do Observatório Internacional de Direitos Humanos referiu que a Guarda é uma das cidades mais belas de Portugal e que a Catedral lhe confere um encanto único.
Olhar para esta construção projecta-nos no tempo e na história de um povo que foi capaz de resistir a tantas adversidades. Para a força de um povo que soube transmitir de geração em geração valores e costumes ancestrais. Para a esperança de um povo trabalhador e hospitaleiro que nunca desistiu de desbravar terras inóspitas e abandonadas. Para a fé inabalável de um povo que continua a acreditar num futuro melhor.
Sim, podemos afirmar que a Sé Catedral da Guarda é um lugar de Paz que transmite calma ou tranquilidade a quem a visita ou contempla. É um lugar de Fé onde o humano se encontra e descobre o transcendente. E é também um lugar de Cultura, conhecimento, crença, arte e costumes de tanta e para tanta gente.
A Sé da Guarda, uma das maravilhas da cidade, da região e do país, continua um pouco esquecida à semelhança do que sucede com tudo o que existe ou acontece em zonas de periferia. Mas não é por isso que deixa de ser grandiosa e sublime.
O retábulo-mor da Sé Catedral, da autoria de João de Ruão, é considerado um monumento excepcional na história da arte portuguesa. Esta obra catequética, em pedra de ançã, também transporta os visitantes para as dimensões da paz, fé e cultura. O retábulo deslumbra os visitantes pelas proporções e pela delicadeza da execução.
Em tempo de Natal é muito importante dar valor ao que é nosso, à família a que pertencemos, a tudo o que nos distingue como povo e comunidade. Passar pela Sé Catedral da Guarda e comtemplar a Natividade de Jesus, no retábulo de João de Ruão ou mesmo numa representação contemporânea, pode parecer um exercício simples, mas será cheio de significado, dando ainda mais sentido ao título de lugar de “Paz, Fé e Cultura”.