Há vinte e cinco anos, a cidade da Guarda viveu um momento memorável com a inauguração da Casa de Saúde Bento Menni, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. No dia 24 de Abril de 1994 abriam-se as portas de uma instituição que passou a fazer parte da vida da cidade e da região.

A Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, presta cuidados em saúde mental, apoiando doentes e famílias que necessitam de serviços especializados nesta área.
É gerido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e está vocacionado para a prestação de cuidados em saúde mental, integrando as áreas de psiquiatria, psicogeriatria e deficiência mental, com uma afincada preocupação pela prevenção, tratamento e reabilitação das pessoas que recorrem aos seus serviços, em sintonia com o modelo hospitaleiro.

A entrada do fundador, Bento Menni, em Portugal, por terras da diocese da Guarda, mais propriamente por Aldeia da Ponte, acabaria por cativar muitas jovens para uma missão altruísta e de entrega ao próximo.

A origem da obra da Hospitalidade em Portugal tem os seus alicerces em terras dos concelhos do Sabugal e Guarda. Casal de Cinza, Vila Fernando, Marmeleiro, Aldeia da Ponte, Alfaiates, Freineda, Vila do Touro, Seixo do Côa, Rapoula do Côa, são algumas das aldeias de onde saíram jovens para abraçar a causa hospitaleira de Bento Menni.

Por “gratidão, sonho e necessidade” as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus decidiram, em boa hora, avançar com a construção de uma casa na Guarda. Neste processo houve gente que deixou uma marca muito particular, nomeadamente o casal José Santos e Maria de Jesus com a doação do terreno onde viria a ser implementado o projecto da Casa de Saúde Bento Menni. O empenho e a dedicação do padre Eugénio da Cunha Sério seriam fundamentais no desfecho de todo o processo.

Graças ao esforço de alguns, a Guarda ganhou uma Casa única no seu género que presta um serviço exemplar não só aos utentes mas também às próprias famílias. De forma discreta e muitas vezes quase no silêncio, a Casa de Saúde Bento Menni é bem o exemplo da hospitalidade.