“A criação encontra-se em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus”

é o tema da Mensagem do Papa Francisco, para a Quaresma 2019, divulgada esta terça-feira, 26 de Fevereiro.
O texto aparece poucos dias antes do Domingo Gordo, domingo que antecede o Carnaval, efeméride que também é conhecida como terça-feira gorda. Ambos são dias de festa e de mesa farta. São dias de excessos, em que a tradição manda comer muitas carnes, em contraste com os dias magros ou dias de maior abstinência típicos da Quaresma.

Mesmo com as tradições um pouco invertidas e esquecidas, por estas bandas, ainda há quem se sente à mesa, tanto no Domingo Gordo como no dia de Entrudo, para degustar autênticas delícias da gastronomia tradicional.

Se os mais velhos apreciam tais acepipes lembrando a sua proveniência e as suas raízes, os mais novos, habituados a outra forma de vida, fazem cara feia a tão ousada forma de comer. As novas gerações trocam muito facilmente, o pé de porco, a orelha, a língua, tão comuns na mesa das aldeias da Beira, por carnes transformadas e prontas a servir.

O requinte da cozinha tradicional, em panelas de ferro temperadas ao lume, quase deixou de fazer sentido. Mas como diz o povo, “o Entrudo são três dias”, depois da folia vem um tempo que deveria ser de maior interiorização e preparação para a grande festa da Páscoa.

A Quaresma “chama os cristãos a encarnarem, de forma mais intensa e concreta, o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social, particularmente através do jejum, da oração e da esmola”, lembra a mensagem o Papa para este ano.

O desafio para a Quaresma 2019 pede a nossa conversão para fazer da criação um jardim, não um deserto. A criação clama pela conversão dos filhos de Deus, escreve o Papa Francisco na sua mensagem para a Quaresma 2019.