No dia 6 de Novembro tive a honra de participar na audiência geral do Papa Francisco, na Praça de São Pedro no Vaticano.

Quando a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã lançou o desafio deste encontro memorável, a minha resposta foi instintiva e sem reservas. Confesso que na altura não dei bem conta do peso da decisão que tinha tomado.

Com o passar do tempo e o aproximar da data, ainda pensei em desistir, sabendo, no entanto, que a viagem há muito estava marcada e paga. De Lisboa, tanto da sede da Associação, como dos membros da Direcção chegavam ecos de que tudo estava preparado e que me aguardavam no aeroporto para o embarque. Tinha mesmo de ir, estava decidido.

E ainda bem que fui. A camaradagem do grupo foi fantástica e o encontro com o Papa Francisco quase indiscritível. Guardo para sempre o olhar de um homem alegre, paciente acolhedor e bondoso. Os momentos que antecederam o meu encontro directo com Sua Santidade pareceram-me uma eternidade. Mesmo assim, estava feliz, muito feliz.

Já tinha passado pela Praça de São Pedro em várias ocasiões mas nunca assim tão próximo do Papa. Recordo a cerimónia grandiosa da Beatificação do Papa João Paulo II; a audiência com um grupo de peregrinos da região da Guarda; a oração do ângelus com um grupo da paróquia de Fernão Joanes; e a audiência, também em lugar muito próximo, com uma delegação chefiada pelo Presidente da Câmara da Guarda. Mas desta vez foi diferente. Estive ali mesmo à frente e tive o privilégio e a honra de cumprimentar e falar com o Papa.

Sempre acompanhado do Jornal A GUARDA falei-lhe da Guarda, diocese e cidade. Tive tempo de lhe dizer que a Guarda é a cidade mais alta de Portugal. Também lhe disse que o Jornal A GUARDA faz parte da Associação de Imprensa de Inspiração Crista e é um dos poucos jornais centenários que existem em Portugal.
Guardo na memória a forma atenta como o Papa Francisco escutou cada palavra que lhe disse. Nunca esquecerei o olhar com que me fixou mesmo depois da minha vez já ter passado.

Foi um momento de bênção e paz que vai ficar para toda a vida.