A Cimeira da Acção Climática de Nova Iorque, nos Estados Unidos, tem motivado reacções um pouco por todo o mundo. Mudar comportamentos e atitudes parece ser o principal desafio para todos.

Demos conta de que dezenas de países assumiram mesmo o compromisso de acelerar o combate às alterações climáticas, mas também nos apercebemos de algumas ausências de peso como foi o caso dos EUA, do Brasil e do Japão.

Na reunião mereceram destaque as palavras da activista sueca de 16 anos, que até se emocionou ao culpar os políticos por não fazerem o suficiente contra as alterações climáticas. Acusou-os de lhe roubarem a infância e o futuro ao mesmo tempo que prometeu não desistir de lutar por um planeta melhor.

“Está tudo errado. Não deveria estar aqui. Devia estar de regresso à escola do outro lado do oceano. Mas todos me procuram em busca de esperança. Como se atrevem? Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com palavras vazias”, disse a jovem activista Greta Thunberg.
Visivelmente emocionada e revoltada com a atitude de tantos políticos que olham apenas para o dinheiro concluiu que as gerações mais jovens “começam a entender” que os líderes mundiais “os estão a trair”.

O Papa Francisco também questionou a “vontade política” dos responsáveis internacionais de assumir medidas em defesa do ambiente, numa mensagem que enviou para a Cimeira da Acção Climática.
“É necessário questionar se há verdadeira vontade política para destinar maiores recursos humanos, financeiros e tecnológicos para mitigar os efeitos da mudança climática e ajudar as populações mais pobres e vulneráveis, as que mais sofrem”, disse.

O Papa agradeceu ao secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, por convocar esta reunião e “chamar a atenção de chefes de Estado e de Governo, de toda a comunidade internacional e da opinião pública mundial” sobre o que considera ser “um dos mais sérios e preocupantes fenómenos” da actualidade, as alterações climáticas.

Os jovens da Guarda também querem dar um contributo para esta causa. Na manifestação agenda para esta sexta-feira, dia 27 de Setembro, na Guarda prometem “lutar contra as alterações climáticas”. Como se trata de um problema global, que afecta todas as pessoas, querem que os mais velhos também se associem à manifestação. Para esta causa, estamos todos convocados!