Está a decorrer, no Vaticano, a reunião pré-sinodal, com jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes, para preparar a próxima Assembleia do Sínodo dos Bispos.


O pré-sínodo, convocado pelo Papa Francisco, é uma das etapas de preparação para o Sínodo dos Bispos a realizar entre 3 e 28 de Outubro, no Vaticano, e que vai ter como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
“Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração” explicou o Papa, aos jovens de todo o mundo, na altura em que anunciou a realização desta reunião magna.
Olhar os jovens desta forma é de uma pessoa audaz que sabe valorizar o trabalho iniciado pelo Papa S. João Paulo II, que instituiu a Jornada Mundial da Juventude em 20 de Dezembro de 1985. Este acontecimento mundial, que nasceu dos grandes encontros de jovens ocorridos no Domingo de Ramos, em Roma, nos anos de 1984 e 1985, começou como evento anual passando depois a ser realizado com intervalos de dois ou três anos.
Desde essa altura, a Jornada Mundial da Juventude já foi celebrada em Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czstochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sydney (2008) Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013) e Cracóvia (2016). A próxima está marcada para Janeiro de 2019, no Panamá.
Ainda jovem, participei na Jornada Mundial da Juventude de 1989, em Santiago de Compostela e, mais recentemente, em 2016, tive o privilégio de acompanhar um grupo de jovens da Guarda, a Cracóvia. Na primeira, o Papa João Paulo II, cheio de vigor e muito desafiante, apontava Jesus como “Caminho, Verdade e Vida”, aos milhares de jovens acampados no Monte do Gozo, com as torres da Catedral de Santiago de Compostela no horizonte. Na segunda, foi o Papa Francisco o condutor do leme lembrando que são “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Recordo estes encontros como experiências únicas e marcantes que transformam jovens de todo o mundo numa única nação, onde, na diversidade de tantas línguas, todos se entendem, ajudam e convivem.
A Jornada Mundial da Juventude de 2018, que é celebrada nas Dioceses de todo o mundo, no Domingo de Ramos, é apresentada pelo Papa Francisco como “um passo mais na preparação da jornada internacional, que se realizará no Panamá em Janeiro de 2019”. Recorda que esta nova etapa tem lugar no ano em que está convocada a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, em que a atenção, a oração e a reflexão da Igreja está concentrada nos jovens.
Na preparação próxima da Assembleia do Sínodo dos Bispos, os jovens da Guarda também são desafiados a dar o seu contributo. Este sábado, estão convocados para rezar, reflectir e para debater, com outros jovens, o que pede a juventude da Guarda à Igreja do séc. XXI.