A Jornada Mundial da Juventude, um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, será um dos momentos mais impactantes, de 2023, em Portugal.

De 1 a 6 de Agosto do próximo ano, Lisboa vai acolher milhões de jovens de todos os continentes.
Para entendermos o espírito desta iniciativa temos de recuar a 1984, ano em que o Papa João Paulo II organizou um encontro no Domingo de Ramos, em Roma, para celebrar o jubileu dos jovens, inserido no Ano Santo da Redenção 1983-1984. O número de jovens presentes superou em muito as expectativas e a experiência foi de tal modo significativa que o Papa resolveu repeti-la no ano seguinte. O resultado não podia ser mais gratificante com 300 mil jovens repartidos entre as igrejas da cidade para momentos de oração e catequese. A iniciativa terminou na Praça de São Pedro numa grande celebração com o Papa.
João Paulo II decidiu então escrever uma Carta Apostólica aos jovens do mundo inteiro anunciando a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Desde essa data, a Jornada Mundial da Juventude já percorreu todos os continentes, contando sempre com a presença do Papa. Depois de João Paulo II, também o Papa Bento XVI participou nestes encontros mundiais marcando presença no encontro de Colónia, Alemanha, em 2005, em Sydney, Austrália, no ano de 2008, em Madrid, Espanha, em 2011. A primeira viagem apostólica do Papa Francisco fora de Itália levou-o ao Rio de Janeiro, no Brasil, por ocasião da JMJ, em 2013. Também esteve em Cracóvia, na Polónia, em 2016 e presidiu, mais recentemente, à JMJ 2019, na Cidade do Panamá, no Panamá, onde anunciou Lisboa como o lugar da próxima Jornada Mundial da Juventude.
Os jovens portugueses vibraram com a escolha e há muito que preparam este grande acontecimento. A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani já estão na estrada em peregrinação para acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem e para os convidarem a participar. Ao longo do mês de Março o convite é feito de forma especial aos jovens da Diocese da Guarda.