Associação Industrial Portuguesa


O vencedor do prémio “InovEmpreende 2014” da região da Guarda receberá 2500 euros e vai ser anunciado durante o evento “Open Day InovEmpreende”, uma iniciativa da Associação Industrial Portuguesa (AIP), que se realiza hoje, dia 9 de Outubro, às 14.00 horas, nas instalações da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA).
 A AIP apresentará no total oito projectos “InovEmpreende 2014” apurados na região da Guarda e que abarcam sectores como a indústria, a agricultura, o agro-alimentar e o comércio e serviços.
O evento vai contar com a presença da PPL, uma plataforma de “crowdfunding” (ou financiamento colaborativo), que irá seleccionar um projecto, com o objectivo de angariação de fundos através de uma comunidade online.
O InovEmpreende é um programa de apoio ao empreendedorismo que a AIP está a desenvolver desde Dezembro de 2013 nas regiões da Guarda, Castelo Branco, Évora e Portalegre e que envolveu directamente cerca de 45 empreendedores, através da implementação de ferramentas e metodologias desenvolvidas à medida para este projecto.
O programa revelou ser uma inovação no panorama nacional, ao introduzir uma metodologia de apoio com base em ferramentas muito actuais de concepção e teste de modelos de negócio, na óptica do “Do It Yourself”, e recorrendo a apoio individualizado de proximidade e ao auto-estudo, que serão explorados em cada um dos Open Day a realizar nas regiões.
Estas ferramentas, que vão ser disponibilizadas nos três eventos previstos (Guarda, Évora e Portalegre), foram especialmente concebidas para que qualquer empreendedor as possa utilizar no desenvolvimento do seu próprio modelo de negócio.
O “InovEmpreende 2014” é um programa-piloto cofinanciado pelo COMPETE, cuja implementação pretendeu testar as metodologias para posterior replicação em novas edições.
A AIP tem como intenção desenvolver novas iniciativas baseadas neste programa piloto. Nos Open Day a realizar em Outubro vai ser possível fazer pré-inscrições para novas iniciativas nas áreas do empreendedorismo, inovação, cooperação e financiamento.