Município vai disponibilizar mais 15 lotes de terreno até ao verão de 2019


A Câmara Municipal de Trancoso vai disponibilizar 15 lotes de terreno infra-estruturado, para instalação de novas unidades industriais e recuperar o antigo edifício da GNR para instalar um espaço empresarial, uma incubadora de empresas. O presidente da autarquia, Amílcar Salvador, disse ao Jornal A GUARDA que “estes dois projectos vão avançar em 2019”.
“A adjudicação da obra, da nova Área de Acolhimento Empresarial, à empresa vencedora, vai permitir à Câmara de Trancoso disponibilizar, mais 15 lotes de terreno, provavelmente, já no próximo Verão, a possíveis investidores”, disse o presidente da autarquia, Amílcar Salvador, ao Jornal A GUARDA. A sessão pública de assinatura do Contrato de Empreitada relativo às obras da Área de Acolhimento Empresarial de Trancoso decorreu, na última sexta-feira, dia 2 de Novembro, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho de Trancoso e contou com a presença do Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.
Amílcar Salvador adiantou que o “INOVCAST - Inovação e Acolhimento Empresarial é um projecto candidatado pelo Município ao Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020 e foi um dos 36 projectos aprovados no âmbito deste programa, ligados à criação e expansão de áreas qualificadas para a atracção de empresas e de investimentos e que têm apoio do Centro 2020, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.
A execução deste projecto vai permitir à Câmara Municipal de Trancoso a disponibilização, a potenciais investidores, de 15 lotes de terreno infra-estruturado para instalação de novas unidades industriais.
A obra da nova Área de Acolhimento Empresarial foi adjudicada à empresa João Tomé Saraiva, SA.
O projecto representa um Investimento Elegível de 906.909,91 euros, a que corresponde uma comparticipação de 770.873,42 euros e tem um Custo Total previsto de 966.834,56 euros.
“Temos um outro projecto para o edifício onde funcionou a GNR, no centro Histórico, atrás da Igreja de S. Pedro, onde iremos instalar um espaço empresarial, uma incubadora de empresas”, disse Amílcar Salvador ao Jornal A GUARDA. E acrescentou: “Vamos disponibilizar uma cozinha laboratorial, um espaço de provas e degustação com um mini auditório”.
“Estes dois projectos, o da nova Área de Acolhimento Empresarial e da requalificação do antigo edifício da GNR, vão avançar em 2019”, garantiu Amílcar Salvador ao Jornal A GUARDA.