Na Rua Dr. Vasco Borges, n.º 20, na cidade da Guarda,

está a funcionar desde o dia 13 de Março, o restaurante «Simple. Guarda», por iniciativa do empresário António Jorge Rodrigues Ribeiro, de 45 anos. O empresário, também conhecido por “Tó-Jó”, trabalhou, entre Agosto de 1992 e Dezembro de 2014, como sonoplasta e animador na Rádio F e na Rádio Altitude, na Guarda.
Ao Jornal A GUARDA referiu que a abertura de um restaurante representou a concretização de um projecto antigo: “A ideia da criação de um espaço de refeições, já tinha alguns anos, mas a actividade profissional não me permitia concretizar o desejo de desenvolver um projecto. Quando decidi que era a melhor altura, passei a dedicar-me por exclusivo a essa ideia. Estive dois anos a desenvolver e a amadurecer o projecto, numa área que era praticamente nova para mim. Toda a vida trabalhei na rádio. Inicialmente na Rádio F e os últimos 14 anos na Rádio Altitude”. “Depois de ter assimilado o conceito para o restaurante, procurei o espaço adequado para o projecto. Foi quando surgiu a oportunidade para ficar com um local mítico da Guarda. A antiga «Pizzaria Volta» foi um dos espaços mais emblemáticos da cidade”, acrescentou.
De acordo com o empresário, “depois de ultrapassados todos os obstáculos inerentes à abertura de um novo espaço, nasceu então o «Simple.Guarda»”. António Jorge Rodrigues Ribeiro refere tratar-se de “um restaurante orientado para o futuro, com combinações originais e que é seguramente uma mais-valia para a Guarda, região com forte tradição gastronómica”. Referiu ainda ao Jornal A GUARDA que “resumir o «Simple.Guarda» a uma pizzaria, seria errado, já que a oferta passa por outros pratos pouco usuais neste tipo de estabelecimento”. “Com o passar do tempo, iremos diversificar a ementa, acrescentando novos produtos, salvaguardando a essência do espaço. Produtos frescos, preferencialmente e, quando possível da região, aposta também na vertente vegetariana e nas práticas saudáveis de alimentação”, adianta o empresário. O restaurante ocupa o espaço da antiga «Pizzaria Volta» que foi totalmente remodelado, apostando a nova gerência “na simplicidade de mobiliário, mas não descurando a sintonia de todos os elementos”. “Por isso, achamos que a simplicidade é difícil e dizemos: parece fácil, mas é Simple”, remata António Jorge Rodrigues Ribeiro.
O «Simple.Guarda», que possui 40 lugares sentados, funciona diariamente, das 12.00 às 15.00 horas e das 19.00 às 22.30 horas, servindo almoços e jantares. O descanso semanal é ao domingo. Neste momento o restaurante emprega 4 pessoas e, de acordo com o proprietário, “são eles a alma do projecto”. O restaurante possui serviço de take away e reservas (271212149 - Facebook https://www.facebook.com/simple.guarda/).
O novo restaurante da cidade da Guarda tem uma localização privilegiada, pois está situado no centro da cidade e próximo do Jardim José de Lemos.