O «Restaurante Garagem dos Grelhados», localizado na Rua António Manuel Dinis, n.º 68,

na cidade da Mêda, abriu as portas no dia 8 de Setembro de 2014, por iniciativa do casal de empresários António João Antunes, de 59 anos, (natural da localidade do Rabaçal) e Acil Antunes, de 51 anos (natural da Mêda). Antes de abrirem o estabelecimento na Mêda, os empresários estiveram estabelecidos, também no sector da restauração, em Trancoso, São Domingos de Rana e Santo Amaro de Oeiras. Quando o casal estava em Trancoso, residia na Mêda, por isso, para evitar as deslocações diárias, optou por deixar a cidade de Bandarra e abrir o «Restaurante Garagem dos Grelhados» na Mêda. “Estivemos fora, na zona de Lisboa, e depois sentimos o apelo para o regresso às origens e regressámos à Mêda, em 1997, mas estivemos alguns anos estabelecidos em Trancoso. Depois, como temos aqui casa na Mêda e habitávamos cá, evitámos as deslocações diárias para Trancoso e abrimos aqui o restaurante”, contaram ao Jornal A GUARDA.
António João Antunes refere que não está “descontente” com o passo que deu. “Em relação à população que temos aqui na Mêda, vai-se vivendo. Sei que uma casa não se faz em dois dias, mas já há pessoas que aqui vêm diariamente”, disse o empresário. Referiu que os preços praticados “estão na média e não são elevados”. No seu restaurante é possível fazer uma refeição a partir de 6,5 euros. “A publicidade é o cliente que a faz. Não gastamos nenhum dinheiro em publicidade. O cliente é que faz a casa e já temos clientes que quando vêm à Mêda, é aqui que fazem as suas refeições”, disse.
O empresário referiu que no seu restaurante procura “trabalhar com pratos que são simples e saudáveis e é isso que conta”. “Todos os dias há, normalmente, um prato feito, mas as pessoas que aqui vêm é pelos grelhados”, disse referindo que entre os vários pratos que serve sobressaem alheira no prato, grelhada mista, fêveras na brasa, bifinhos na brasa, picanha, secretos de porco preto, entrecosto de vitela, etc. “De vez em quando também fazemos javali e cozido à portuguesa”, disse António João Antunes que assegura o funcionamento diário da cozinha com a esposa. Adiantou que, regra geral, os produtos utilizados na confeção dos pratos são adquiridos na terra. “E só cozinhamos com azeite. Não utilizamos mais nada”, garantiu Acil Antunes ao Jornal A GUARDA. Adiantou que a casa também serve, como especialidade, “Posta à Garagem” e “Francesinha à Garagem”. “O molho da francesinha é feito por mim. Já tivemos almoços de vinte e tal pessoas só para a francesinha”, disse Acil Antunes, com redobrada satisfação.
Em relação aos efeitos da crise no negócio, o casal referiu que “nota-se bastante, porque na Mêda está tudo emigrado e há pouca gente”. “O grande problema não é a falta de dinheiro, porque vai havendo, é mais a falta de gente”, apontou António João Antunes. Indicou que o período de maior movimento é no Verão, “a partir de Julho e no mês de Agosto”, com a presença dos emigrantes.
O «Restaurante Garagem dos Grelhados», que encerra aos sábados para descanso do pessoal, funciona diariamente com a presença dos proprietários e de uma funcionária. O estabelecimento, que também serve grupos e eventos (baptizados, aniversários, festas, etc.), tem duas salas e uma capacidade total de 66 lugares sentados.