Projecto funciona, desde 2007, em Quarta-Feira, Sortelha


A Queijaria Tradicional de Queijo de Cabra em Quarta-Feira, povoação anexa de Sortelha, no concelho do Sabugal, está em funcionamento desde 2007, e não tem mãos a medir, para satisfazer as encomendas que aparecem um pouco de todo o lado. Com venda directa ao público, esta unidade de fabrico tradicional aposta na recolha diária do leite, nas localidades mais próximas, de forma a garantir um produto de grande qualidade.
O projecto da Queijaria Tradicional nasceu da persistência de Mário Pires, com 47 anos, natural e residente em Quarta-Feira, que quis rentabilizar um produto da zona. “Como não estava a pensar mudar de residência, a criação desta Queijaria Tradicional foi a maneira que encontrei para ficar aqui”, explicou ao Jornal A Guarda. E acrescentou: “A ideia da Queijaria apareceu da vontade de fazer alguma coisa rentável num sítio onde há pouco ou quase nenhum investimento que possa ajudar a fixar as pessoas”.
Com este projecto, Mário Pires emprega uma pessoa a tempo inteiro e ajuda os produtores de leite de cabra da zona a escoar a “matéria-prima”. A recolha do leite é feita até duas horas após a ordenha o que obriga a uma grande coordenação e proximidade com todos os produtores. Mário Pires considera que só assim é possível “aproveitar um produto local de grande qualidade cumprindo todas as normas existentes para o sector”. E sublinha: “Tentamos preservar, o mais possível, as características do produto artesanal, para que seja mais valorizado”.
No trabalho de recolha do leite, tem de percorrer vários quilómetros e de falar todos os dias com os produtores. Depois do leite entrar na Queijaria segue-se o processo de fabrico manual e de maturação. A maior produção de leite acontece de Março a Junho, sedo os meses de Verão os mais fracos. No final de Agosto, princípio de Setembro, “há outra vez leite de qualidade”.
Mário Pires diz que não tem “problemas com o escoamento do produto”. Mesmo sem participar em feiras de divulgação, o queijo de cabra “Serra do Cardo”, que sai da Queijaria Tradicional da Quarta-Feira, tem compradores regulares. “No Natal não tenho queijo para vender”, refere Mário Pires. E acrescenta: “O queijo tem tido boa saída e o preço é acessível”.
A boa qualidade do queijo, que só pode ser vendido com 45 dias de maturação, é comprovada pelos compradores que depois de passarem a primeira vez pela Queijaria regressam sempre. “Compram e depois tornam cá, é sinal que é bom”, sublinha.
A Queijaria Tradicional de Quarta-Feira começou a ser construída em 2006 e custou cerca de 150 mil euros. O projecto teve apoio da Pró Raia, com o financiamento de 50% do custo total da obra. Mário Pires destaca a colaboração da Câmara Municipal do Sabugal, na aprovação do projecto.