Estudo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro


Na Região Centro, o número de empresas Gazela em 2015 cresceu significativamente (23,9%) face ao ano de 2014, existindo actualmente na região 57 empresas gazela, quatro das quias estão localizadas na região da Guarda. Esta é uma das conclusões de um estudo efectuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que, pelo quarto ano consecutivo, identifica este tipo de empresas.
O conceito de empresa gazela, assumido internacionalmente, corresponde a empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo. Correspondem a organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de postos de trabalho.
Destas 57 empresas gazela na Região Centro destacam-se os seguintes aspetos:
Em termos de distribuição geográfica, repartem-se por 29 dos 100 municípios da Região Centro, sendo o concelho de Coimbra o que tem um maior número, com sete empresas gazela. Adicionalmente, verifica-se que existem cinco municípios que no seu conjunto agregam um terço das empresas gazela da Região Centro: Leiria (5), Guarda (4), Torres Vedras (4), Castelo Branco (3) e Oliveira do Bairro (3).
Na Guarda foram identificadas com o conceito de empresas Gazela as seguintes: Bigriver, Lda Transportes e armazenagem Guarda; D - Log Organização de Transportes, Lda - Actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares Guarda; OLANO - Logística de Frio, Lda. Transportes e armazenagem Guarda; Partidas & Chegadas, Lda Transportes e Armazenagem Guarda.