Investimento de 52 milhões de euros


O Primeiro-Ministro António Costa e o Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, visitaram a obra de construção da ligação entre as Linhas ferroviárias da Beira Baixa e da Beira Alta, através da ligação Covilhã-Guarda, na última sexta-feira, 7 de Setembro, na zona dos Galegos, Guarda.
De acordo com o Primeiro-Ministro o investimento na ferrovia “vai tornar mais competitiva a economia portuguesa com melhores ligações, mais eficientes, à fronteira e à Europa e, ao mesmo tempo, vai servir melhor e valorizar melhor as regiões de fonteira, situadas no interior”.
A obra de construção da ligação entre as Linhas ferroviárias da Beira Baixa e da Beira Alta, através da ligação Covilhã-Guarda, acontece no âmbito do programa Ferrovia 2020.
Este programa prevê um investimento de dois mil milhões de euros na modernização da rede e das infra-estruturas ferroviárias que não tinham investimentos significativos há duas décadas.
Paralelamente haverá também um investimento na compra de novos comboios para as linhas regionais, bem como na modernização das linhas de longo curso.
António Costa disse que o Interior se valoriza atraindo empresas que criem empregos, e só é possível atrair empresas “criando condições para que as empresas sintam que no Interior têm melhores condições para poderem produzir, vender mais barato, e ter acesso a um mercado maior”.
Explicou que a ferrovia, que permite ligar estas regiões a Espanha e aos seus mercados, mas também ao litoral e aos seus portos, ajuda à exportação e à internacionalização da economia, ao mesmo tempo que valoriza o Interior.
O Primeiro-Ministro disse que é importante continuar a fazer “aquilo que ainda não foi feito”.
Na zona da Guarda, o Primeiro-Ministro, acompanhado pelo Ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, e por autarcas da região, entre os quais Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda, visitou a obra que a Infra-estruturas de Portugal começou em Março e que deve ficar concluída no terceiro trimestre de 2019.
A obra de construção da nova ligação ferroviária integra a empreitada de modernização do troço entre a Covilhã e Guarda, na Linha da Beira Baixa, prevendo a construção de uma via única electrificada, com 1 500 metros de extensão, a execução de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Diz. A empreitada compreende ainda a renovação integral de 36 quilómetros de via e a electrificação total do troço, entre outras intervenções, num investimento de 52 milhões de euros.