Linhares da Beira


Decorreu na passada sexta-feira, dia 20 de Março a reabertura da Pousada de Linhares da Beira, que é explorada pela Fundação INATEL, no seguimento de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Celorico da Beira e aquela entidade.
A unidade hoteleira de 4 estrelas, que ocupa o Solar Corte Real e a Casa Brandão e Mello, que tem 4 pisos e está dotada de 26 quartos e 3 suítes, esteve encerrada desde o dia 1 de Janeiro deste ano. A Pousada foi inaugurada no dia 4 de Setembro de 2009 e possui actualmente 5 funcionários.
A reabertura aconteceu na passada sexta-feira, justamente no dia em que a Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico inaugurou a GR 22 - Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, que abrange 12 Aldeias Históricas e 19 Municípios. Durante a cerimónia inaugural da Rota, o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, José Monteiro, falou do encerramento temporário da Pousada do INATEL dizendo que “a importância da Pousada de Linhares da Beira obriga a que esta unidade, portadora de beleza única, funcione em todas as valências, durante 365 dias por ano”. “O fluxo de visitantes disparou nos últimos anos não só em Linhares da Beira, como no concelho e são esses milhares de turistas anuais, que permitem hoje dizer que esta localidade não se compadece com sazonalidade nos serviços que oferece, sob pena de destruirmos o trabalho que durante árduos anos se foi fazendo”, alertou.
Fernando Ribeiro, presidente da Fundação INATEL, explicou na ocasião que o fecho temporário daquele equipamento foi motivado pela racionalização de custos. “Foi uma medida de recurso de racionalização dos custos para nos permitir continuar a laborar como desejamos e à altura do que esta unidade, que é excelente, merece”, disse o responsável, lembrando que durante cerca de dois meses e meio os clientes foram transferidos para a unidade do INATEL de Vila Ruiva, no vizinho concelho de Fornos de Algodres. Disse ainda que a reabertura foi antecipada para o acolhimento da cerimónia de lançamento da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, esperando que com o novo produto turístico “as coisas evoluam positivamente” e que a Pousada “conheça um novo fôlego” para que “possa funcionar todo o ano”. “De resto, não temos aqui propriamente uma época alta e uma época baixa como nas regiões turísticas mais próximas do mar e das praias”, observou o presidente da Fundação INATEL.
Fernando Ribeiro explicou ainda que “nos últimos anos, até pelo facto de não ter sido possível realizar, com a dimensão que anteriormente tinham, as excursões de turismo sénior, houve uma baixa de turismo interno”. “O interno teve alguma quebra, neste momento estamos em recuperação e a nossa expectativa para 2015 é que as coisas já entrem, de facto, na normalidade anterior à crise”, concluiu.