A papelaria, centro de cópias e publicidade «Oficina da Sara» funciona na Avenida do Estádio Municipal, n.º 12

, Bloco B, Rés-do-Chão, na cidade da Guarda, desde Janeiro de 2014. O estabelecimento é propriedade de Sara Costa, de 34 anos, que anteriormente possuiu, nas proximidades da actual localização, na Rua da Boa Esperança, no Bairro das Lameirinhas, a loja «Só Cópia». Com a mudança para o novo local, o nome da casa foi alterado e passou também a ter o serviço de publicidade. Ao nível da papelaria, o estabelecimento comercializa materiais escolares (mochilas, cadernos, material técnico para educadores e professores e profissionais de desenho, etc.) e de escritório. Também vende jornais e revistas e tem serviço de Payshop (para carregamento de telemóveis, pagamento de contas de água, gás, electricidade, televisão, Internet, telefone, pagamento de portagens e de impostos, etc.). “Procuramos ter uma variedade de serviços para simplificar a vida das pessoas”, disse Sara Costa ao jornal A GUARDA. No centro de cópias e publicidade a empresa produz lonas, telas, montras com vinil, faz decoração de viaturas, cartões de visita, flyers, fardas de trabalho, brindes diversos, cartazes de grandes formatos, outdoors, t-shirts personalizadas, etc. “Basicamente fazemos de tudo. Até presépios à escala real. No ano passado fizemos o presépio que esteve em Aldeia Viçosa, através da AMAV - Associação de Melhoramentos de Aldeia Viçosa. Também fizemos a bandeirola da empresa NACEX em lona. A bandeirola, em vez de ser vulcanizada foi cozida, por causa da resistibilidade. No ano passado, em Celorico da Beira, também fizemos a lona de 10 metros para a Casa Natal”, contou Sara Costa. A empresária disse que este ano também espera novas encomendas relacionadas com a quadra natalícia, mas “mais perto do Natal”.
O estabelecimento também é muito procurado pelos alunos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Escola Profissional Ensiguarda, do Instituto Politécnico da Guarda, pelos formandos do Instituto de Emprego e Formação Profissional da Guarda e pelas escolas e creches do Bairro das Lameirinhas. Sara Costa referiu que os alunos “fazem cópias e encadernações e compram material escolar e, por vezes, mandam fazer os fardamentos de curso”.
A «Oficina da Sara» tem clientes da Guarda, do Sabugal, de Celorico da Beira, de Coimbra e mesmo de Lisboa. Em relação à localização, a empresária disse que constitui uma mais-valia para o negócio, razão pela qual, “quando foi a mudança, ponderámos não ir para muito longe de onde estávamos, porque achamos que era um sítio estratégico”. Por outro lado, referiu que a evolução para a área da publicidade aconteceu “porque o nicho das cópias desceu muito com a diminuição dos alunos no Instituto Politécnico da Guarda” e tendo em conta que “com a digitalização já se imprimem menos trabalhos, porque há professores que já autorizam a entrega de trabalhos em suporte digital”. “Se não criássemos novos serviços tínhamos morrido”, admitiu a empresária que assegura diariamente o atendimento no estabelecimento comercial. A loja funciona de segunda a sexta-feira das 9.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 19.30 e aos sábados das 9.00 às 13.00 horas.
A «Oficina da Sara» tem uma loja online em www.oficinadasara.pt e uma página no Facebook (www.facebook. com/OficinadaSara).