A «Padaria do Mileu», localizada na Avenida Cidade de Waterbury, N.º 19, na Póvoa do Mileu, na Guarda, pertence à família Costa há mais de 40 anos.

“Sempre funcionou aqui, na Póvoa do Mileu. O meu avô António Costa (já falecido) foi fazendo obras e melhorando a padaria”, disse ao Jornal A GUARDA a sócia Vanessa Costa, de 33 anos. A empresa familiar, que emprega 23 pessoas (6 na distribuição, 7 no café/pastelaria e 10 na padaria) possui na Póvoa do Mileu a padaria e um café/pastelaria/venda de pão e faz a distribuição de pão na cidade da Guarda e nas aldeias do concelho e também em algumas localidades do concelho de Celorico da Beira (sobretudo na zona do Mondego). A padaria labora todos os dias, incluindo aos domingos, dia em que a produção de pão apenas é efectuada para estabelecimentos comerciais, cafés e restaurantes. Os produtos são confeccionados pelo método tradicional e com farinhas nacionais. O pão de centeio dito tradicional é um dos produtos mais afamados. “É, de facto, o mais procurado e é uma espécie de imagem de marca da nossa casa”, reconhece Vanessa Costa. Para além do pão centeio tradicional a «Padaria do Mileu» também produz pão centeio escuro, pão espanhol, cacete, pão de quartos, mealhada, papo-seco, pinha, broa de milho amarela, sêmea, pão integral, santoro (também conhecido por língua da sogra), bolo de ovos (ou folar), pão-de-ló, biscoitos, arrufadas e diversos bolos caseiros, entre outros. No Natal confecciona bolo-rei, bolo-rainha, bolo-rei de chocolate, escangalhado, etc. A comerciante disse que as vendas são feitas ao longo do ano, mas a época de maior movimento ocorre na Páscoa devido ao tradicional folar. “A procura é enorme não só no estabelecimento como na distribuição. Também nos fazem muitas encomendas para nós mandarmos folares para fora, não só no país como para o estrangeiro, sobretudo para a França. São pessoas de cá, que vivem fora, mas conhecem-nos e nós enviamos as encomendas à cobrança”, explicou. Referiu ainda que ao nível das aldeias também se verifica a tradição de os padrinhos comprarem o folar para oferecerem aos afilhados e é um produto associado à Páscoa que continua a ter muita aceitação pela generalidade das pessoas. Por outro lado, em algumas localidades ainda é feita a tradicional matança do porco e a padaria fornece pão (sêmea e pão de quartos) para a confecção das morcelas e das farinheiras.
A «Padaria do Mileu» já tem clientes certos e fidelizados e, passada a crise económica que afectou o país, “nota-se que as pessoas já compram mais, já não cortam tanto como antes”, segundo Vanessa Costa. A empresária disse também que a «Padaria do Mileu» “é uma padaria de referência na cidade e no concelho. O lema da nossa casa foi sempre servir bem as pessoas e manter a tradição e a qualidade nos produtos que confeccionamos”. De acordo com a responsável, a distribuição de “todo o tipo de pão e bolos” na cidade e nas aldeias é feita de segunda-feira a sábado por 6 distribuidores. “Saem por volta das 7.30 horas, e outros ainda mais cedo, e regressam por volta das 13.30 ou das 14.00 horas”. O café/pastelaria da Póvoa do Mileu tem 7 funcionárias em permanência e funciona de segunda-feira a sábado das 5.00 às 20.00 horas. Em relação a projectos, a sócia Vanessa Costa diz que a ideia é “apostar no marketing” para captar ainda mais clientela. “Muita gente já nos pede para fazermos o pão sem glúten, mas ainda não temos previsto, mas é também uma ideia a ter em conta”, referiu.
Uma das paredes do interior do café/pastelaria/venda de pão da «Padaria do Mileu» está decorada com a frase “Casa sem pão, todos ralham e ninguém tem razão”. O estabelecimento foi o vencedor do Concurso de Montras de Natal 2017, no valor de 1.000 euros, organizado pela Câmara Municipal da Guarda no âmbito da iniciativa Guarda Cidade Natal. “Foi a primeira vez que nos inscrevemos. Não esperava ganhar. Foi um funcionário da distribuição que fez a árvore de Natal e o Presépio. Foi uma surpresa que nos incentiva a continuar e que veio dar mais divulgação à nossa casa”, disse Vanessa Costa.