Renault Arkana TCe 160.


O Renault Arkana TCe 160 oferece ao segmento um gostinho desportivo graças ao motor TCe com 160 cv. Um motor que rima na perfeição com o estilo coupé do muito bem-sucedido SUV da casa francesa. Olhando para a folha de características do modelo, chega dos 0-100 km/h em 8,2 segundos e alcança os 205 km/h. Tudo com a ajuda de um sistema híbrido ligeiro com uma bateria de iões de lítio e um motor de arranque/gerador. Com o motor 1.4 litros com 158 cv e um binário de 270 Nm, o Renault Arkana TCe 160 oferece mais performances com o mesmo consumo do mesmo bloco com 140 cv: 5,8 l/100 km.
Olhando às características do novo modelo, temos um sistema híbrido ligeiro com o bloco a gasolina de 1.3 litros e 158 cv auxiliado por um motor de arranque/gerador e uma bateria de iões de lítio. Os 270 Nm de binário às 1800 rpm levam o Renault Arkana TCe 160 até aos 205 km/h e dos 0-100 km/h em 8,2 segundos. Não sendo cifras extraordinárias, oferecem o tal gostinho desportivo.
Destacar, ainda, que nas retomadas de aceleração o Arkana com este motor é melhor que a versão do mesmo propulsor com 140 cv. Porém, os consumos são, exatamente os mesmos. Ou seja, com mais potência e melhores performances, o Renault Arkana TCe 160 consome os mesmos 5,8 l/100 km da versão inferior.
Sailing Stop no Renault Arkana TCe 160, juda a regenerar energia nas travagens e desliga o motor em fase de desaceleração entre os 30 e os 140 km/h. Assim, otimiza o consumo e o conforto de utilização.
O Renault Arkana TCe 160 só está disponível em duas versões: Intense para os mais conservadores e RS Line para os mais vivaços. Seja como for, o modelo recebe jantes de 18 polegadas e manteve a altura ao solo de 200 mm.
No interior não há novidades, destacando os 305 mm de espaço para arrumar os pés, os 211 mm de espaço para os joelhos e os 862 mm de altura ao tejadilho. Cifras que nem parecem ser de um Coupé. Na bagageira lá continuam os 513 litros de capacidade e o piso falso que permite guardar objetos dos olhares alheios.
Neste particular, destaque para o painel de instrumentos de 10 polegadas e para o sistema multimédia Easy Link. Com base num ecrã tátil vertical de 9,3 polegadas com navegação (compatível com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e entradas USB) e com o sistema Multi-Sense. Uma tecnologia que permite a parametrização da dinâmica, mas também do ambiente a bordo. Outras benesses são o carregamento por indução para smartphones, as quatro entradas USB e o travão de estacionamento automático. Mas há mais!
Está equipado com muitas tecnologias de ajuda à condução. Falamos do sistema Highway & Traffic Jam Companion (que garante o nível 2 de condução autónoma). Do Cruise Control Adaptativo (com função Stop & Go) e a Comutação Automática de Médios e Máximos, o Sistema Ativo de Travagem de Emergência e o Aviso de Ângulo Morto.
O Reconhecimento dos Sinais de Trânsito com Aviso de Excesso de Velocidade e o Aviso de Saída da Faixa de Rodagem e Manutenção na Mesma. A Câmara 360p, e os Sensores de Estacionamento Frontais, Traseiros e Laterais e o Easy Park Assist. Este é um sistema que assenta num conjunto de sensores que ajudam a controlar a direção, enquanto o condutor controla os pedais e a transmissão.
Por fim, o modelo já está à venda entre nós com um preço de 35 880€ na versão Intense e 38 630€ na variante R.S. Line.