Guarda - Projecto Industrial ECAD a implementar na Plataforma Logística


Maio de 2019 foi a data apontada para o início da produção da nova unidade industrial da Coficab que vai começar a ser construída em Abril deste ano. O anúncio foi feito, no dia 8 de Fevereiro, durante a celebração da escritura pública referente ao novo Projecto Industrial ECAD a implementar na Plataforma Logística, na Guarda. A cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, começou com a escritura pública, a que se seguiu a apresentação do projecto ECAD e a atribuição de prémios “Arquitectura concurso de ideias”.
Álvaro Amaro agradeceu o investimento e lembrou que “no interior da Tunísia, as novas empresas não pagam imposto nos primeiros dez anos”, uma situação que também gostaria de ver aplicada no interior de Portugal. Considerou que “a nova unidade industrial ajudará a dar ainda mais vida à Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial”.
Hichem Elloumi  (Chairman & CEO do Grupo Coficab) disse que o grupo “investe na Guarda desde 1993 e tem sido um sucesso”. E acrescentou: “A Guarda é para nós, também, a porta de entrada para o nosso desenvolvimento global e tecnológico. Por isso, hoje somos os líderes na produção de cabos para a indústria automóvel. Estamos presentes em quatro continentes”. E concluiu: “A Guarda foi mesmo muito importante para o nosso sucesso”.
A nova unidade industrial será 100% direccionada para as novas tendências automóveis na área da electrificação, da conectividade e da condução autónoma.
O projecto prevê que a área coberta seja 12.000m2, estando a expansão prevista numa segunda fase até 18.000m2.
A nova unidade industrial da Coficab na Plataforma Logística implica um investimento de 29 milhões de euros na fase inicial, bem como a criação imediata de 130 postos de trabalho. João Cardoso, director-geral da Coficab Portugal, adiantou que o número pode mesmo aumentar até aos duzentos postos de trabalho.
O início do Projecto desta nova unidade industrial foi em Janeiro de 2018, estando o início de construção anunciado para Abril de 2018 e o início de produção para Maio de 2019.
Na apresentação do projecto, João Cardoso disse que no mercado emergente das novas tendências da indústria automóvel “a COFICAB tem vindo a ganhar importância, fomentando parcerias de desenvolvimento com os principais construtores automóveis, nomeadamente o grupo PSA, Daimler, VW, JLR, entre outros, fornecendo novas soluções inovadoras de cabos de alta voltagem”.
Na apresentação da nova unidade industrial foi referido que “as recentes regulamentações ao nível da protecção do meio ambiente, aliadas à escassez dos recursos naturais, irão contribuir para o aumento da produção de veículos eléctricos e híbridos”. Nesse sentido, a venda de veículos eléctricos e híbridos irá ter um aumento exponencial no futuro.
Foi lembrado que “actualmente o volume de veículos eléctricos e híbridos representa um share de 5% e nos próximos 10 anos é expectável que o share seja aproximadamente sete vezes superior, representando 32% da quota de mercado de veículos. De acordo com a apresentação feita, “no período de 2020 a 2025 os veículos eléctricos aumentarão a sua presença no mercado” e “em 2030, prevê-se que a quota de mercado dos veículos electrificados se aproximará dos 50% do mercado global”.
O projecto da nova unidade industrial da Coficab é da autoria do arquitecto João Madalena, da Guarda, que venceu um concurso de ideias promovido pela empresa. O terceiro prémio foi para o projecto de Carlos Quinaz e o segundo para o de Joaquim Carreira/Nuno Pacheco. Foi ainda atribuída uma menção honrosa à empresa Plataforma. O concurso contou, de início, com nove candidatos tendo ficado estes quatro seleccionados.