O primeiro SUV compacto e primeiro modelo 100% elétrico da Alfa Romeo vai-se chamar…

Milano. Jean-Philippe Imparato tinha dito, no início do ano, que o carro não se iria chamar Brennero. Poucos acreditaram nisso e a Alfa Romeo adensou o mistério ao publicar nas redes sociais várias coordenadas. Uma apontava para o Passo de Stelvio, outro para o Passo de Brennero, outro para a pista de ensaios de Ballocco e, finalmente, para a catedral de Milão.
Sabemos, apenas, que será um veículo 100% elétrico e que depois de estar à venda no mês de setembro, o final de 2024 verá a chegada de versões a gasolina com sistema híbrido.
De acordo com aquilo que a Alfa Romeo já anunciou, a partir de 2025 todos os modelos novos da casa de Arese serão eletrificados e a partir de 2027, a marca só venderá modelos 100% elétricos. De acordo com as informações da Alfa Romeo, o Milano será produzido em Tychy, na Polónia e terá como base a plataforma de dois modelos da Stellantis que são fabricados ali, o Fiat 600 e o Jeep Avenger. A plataforma eCMP2 permite usar mecânicas convencionais e 100% elétricas.
Por outro lado, o Milano vai entrar num segmento densamente povoado onde o VW T-Roc é líder nos primeiros 10 meses de 2023. O Toyota Yaris Cross é o segundo mais vendido na frente do Peugeot 2008. O Milano vai encontrar o Audi Q2, o Mini Coutryman, o Lexus LBX (irmão do Yaris Cross) e o DS 3. A Alfa Romeo está ainda a ponderar se leva o modelo para os EUA ou não.