A loja «Queijos e Sabores», especializada na comercialização de produtos regionais,

abriu as portas no dia 1 de Dezembro de 2014, na cidade da Guarda, nas proximidades da Rotunda dos Cinco Efes, mais concretamente na Travessa das Rosas, nº1, por iniciativa do empresário Carlos Reis. O espaço, que no mês de Agosto funcionou com a presença da irmã do empresária (Fátima) e de Jorge Morgado, também permite a degustação e consumo de alguns dos produtos que vende e serve café e chá aos clientes.
A «Queijos e Sabores» vende doces (de abóbora, chila, amora, cereja, ginja, maçã, abóbora com pinhões, abóbora com avelã, melão com amêndoa, tomate, etc.), licores caseiros (de amora, poejos, medronho e café, mirtilo e rosas), vinagres caseiros (mel, sidra e medronho), chás biológicos (camomila, cidreira, verde, tília, hortelã pimenta, etc.), vinhos regionais (das regiões do Dão, de Figueira de Castelo Rodrigo, da Beira Interior, entre outros), bombons de chocolate caseiros (com recheio de avelã, cocô, kiwi, soja, manga, café, etc.), queijos (Serra da Estrela, curados e frescos, de cabra, entre outros), requeijão, enchidos (chouriça, morcela, alheira e farinheira) e presunto. Por agora, o estabelecimento comercializa estes produtos, mas Jorge Morgado disse ao Jornal A Guarda que o proprietário Carlos Reis pretende alargar o leque de oferta com a venda de “doces sem açúcar para os diabéticos”.
Os doces, os bombons e os licores “são feitos pela própria empresa e têm certificado de qualidade”, explicou Jorge Morgado, adiantando que a matéria-prima utilizada “é toda da nossa zona, desde a Guarda a Fornos de Algodres”. “A ideia da casa é promover e comercializar os produtos locais que são de muito boa qualidade”, disse. O responsável contou que os produtos comercializados com maior procura são os enchidos e os queijos. “Os doces também vão tendo procura. As pessoas vão levando e gostam do produto, que é certificado, e vão comprando”. A crise económica que tem afectado o país não ajuda ao negócio, mas a loja já tem clientes certos. “Os clientes são sobretudo da Guarda, mas também temos alguns de fora. Os clientes conhecem a casa, compram, e depois regressam e trazem alguns amigos. Os emigrantes também levaram produtos para a Suíça, para Espanha e para a França. Também há pessoas que são da Guarda e vivem noutras zonas do país e vêm aqui comprar”, explicou. “A loja está um bocadinho escondida, mas acaba por ter uma localização boa, porque não há problemas de estacionamento e é uma zona de muito movimento, porque temos aqui ao lado a farmácia e uma agência imobiliária”, disse Jorge Morgado.
A «Queijos e Sabores» costuma fazer degustações de produtos, também permite o seu consumo no estabelecimento e serve diariamente café e chá aos clientes. “Qualquer pessoa pode vir aqui tomar um café ou um chá e consumir alguns produtos que temos à venda na loja”, adiantou o responsável. Contou que “há clientes que vêm aqui beber o vinho que entenderem, acompanhado por presunto, chouriça ou queijo”. O cliente também pode, por exemplo, comer um bombom de chocolate por 60 cêntimos de euro, beber um copo de licor de rosas por 50 cêntimos ou comprar uma garrafa do mesmo licor por 10 euros. “O presunto e o chouriço também são vendidos ao peso. O cliente leva a quantidade que quiser”, indicou, sublinhando que a casa costuma ter sempre um presunto com osso “para dar a provar ao cliente”. Já a aposta na degustação surgiu pela necessidade de permitir que os clientes provem os produtos antes de os comprarem pois, segundo Jorge Morgado, “só provando é que as pessoas sabem se o produto é bom ou não”.
A loja funciona de segunda-feira a domingo das 8.00 às 24.00 horas e fecha à quinta-feira.