No dia 10 de Novembro abriu as portas na cidade da Guarda, na Praça do Município, em frente ao Hotel de Turismo, no espaço onde funcionou a Cabovisão, a loja «eva - calçado & acessórios». O estabelecimento comercial surgiu por iniciativa da empresária Manuela Cunha, que decidiu apostar na criação do próprio emprego.


Manuela Cunha é professora, mas fez carreira em Lisboa, na área do Notariado. Desvinculou-se da actividade quando, em 2013, o marido veio trabalhar para a Guarda. Como não encontrou alternativa de emprego, decidiu apostar no negócio por conta própria. “Fiz um estudo de mercado e verifiquei que a cidade da Guarda estava muito pobre no que diz respeito, principalmente a calçado de criança e de adulto e a acessórios de moda (colares, malas de senhora, brincos, cachecóis, gorros e guarda-chuvas, etc.). Tentei criar uma loja bonita, apelativa e diferente, com oferta em calçado de criança e adulto e acessórios”, contou ao Jornal A Guarda. Em relação à localização do estabelecimento, referiu que o mesmo também obedeceu aos resultados de mercado que efectuou. “Apercebi-me que a Guarda, em termos de movimento comercial tem o centro. A zona histórica não me interessou porque a população flutuante é reduzida. Assim, decidi abrir a loja neste local mais central, também para dinamizar o Jardim José de Lemos e a zona da Câmara Municipal. Escolhi o espaço, remodelei-o e enchi-o de luz e de cor”, acrescentou.
A empresária assume que abrir a «eva - calçado & acessórios» numa altura de crise económica foi um risco, mas desvaloriza a situação, dizendo que “tudo na vida é um risco”. “Com a abertura da loja também quero fazer alguma coisa pela cidade e aumentar a oferta nesta área. A ideia também é pegar nesta sementinha e fazê-la germinar e futuramente criar empregos na cidade da Guarda”, acrescentou.
Em relação ao nome escolhido «eva», e à cor do logotipo (rosa), referiu que “é uma homenagem às minhas filhas”. “Como é um nome forte, fica no ouvido das pessoas, quero solidificá-lo de modo a entrar na rotina do guardense, para criar o hábito de ir à loja «eva»”.
Em relação ao calçado de criança, o estabelecimento apostou na marca nacional Beppi “que não havia na Guarda”. No tocante ao calçado de adulto (homem e senhora, na maioria Tapadas) “temos calçado nacional em pele, promovendo também o que é nosso”, segundo a proprietária. Já nos acessórios de moda (marroquinaria) explicou que a aposta recai “numa conceituada marca de peles (Rufel), de São João da Madeira, e também temos alternativas mais em conta de outras marcas nacionais e internacionais”.
Apesar de a loja ainda ter poucos dias de funcionamento, a proprietária Manuela Cunha faz um balanço positivo dos primeiros dias, referindo que tem recebido “bastantes visitas”. “Acredito no sucesso do negócio, tendo em conta que algumas pessoas da Guarda deslocam-se para cidades vizinhas para colmatar o que não havia até agora na cidade. Nós queremos ser essa alternativa, queremos cativar esse público, tornando a loja «eva» uma loja versátil, indo de encontro aos gostos da população em geral. O nosso objectivo é manter o guardense na sua cidade e cativar esse público que até aqui comprava estes artigos fora. É uma loja a pensar em si e nos seus filhos”, disse.
A «eva - calçado & acessórios» funciona de segunda a sexta-feira das 9.30 às 19.00 horas e ao sábado das 9.30 às 13.00 horas. “Durante a semana estamos abertos na hora de almoço e no período de Natal estamos a ponderar alargar o horário de funcionamento”, concluiu a empresária.