Os novos Lexus ES 300h e RC 300h apostam no design, no conforto e em motores híbridos.

A Lexus acaba de lançar os novos ES 300h, o sedan executivo, e o coupé Lexus RC 300h, que combinam conforto, sofisticação e luxo desportivo. Os modelos já estão disponíveis no mercado nacional.
O ES, o sedan mais popular da Lexus, totaliza mais de 2,3 milhões de vendas a nível global e é reconhecido pelo seu conforto, refinamento e apontamentos de luxo. Depois de seis gerações de sucesso no segmento, a primeira delas em 1989, a sétima geração do Lexus ES é hoje um modelo chave para a Lexus ambicionar o objetivo de 100.000 vendas anuais de automóveis novos na Europa até 2020.
O novo ES foi construído sobre a nova plataforma Arquitetura Global-K (GA-K), que cria uma linha de capot mais baixa, e é mais longo (+65 mm), mais baixo (-5 mm) e mais largo (+45 mm) do que o seu antecessor, tendo ainda maior distância entre eixos (+50 mm). Para além desta plataforma aumentar o conforto e ser mais aerodinâmico, também conta com suspensão revista, novos amortecedores de controlo dinâmico e direção assistida eletricamente.
O interior centra o cockpit no condutor através do ecrã central, do quadro de instrumentos e do head-up display. Há apoios de braço que deslizam sob os seus cotovelos, acionados a partir do volante. Conta com novos bancos e a posição de condução foi aperfeiçoada e revista, do volante aos pedais.
O sistema de navegação dispõe um ecrã multimédia de 12,3 polegadas e controlo touchpad de segunda geração. A insonorização é excecional e conta com a estreia do sistema Mark Levinson PurePlay, um sistema surround de 17 altifalantes que pretende assegurar o mais puro som a todos os passageiros.
O novo ES 300h está equipado com a nova quarta geração do sistema Self-charging Lexus Hybrid Drive. Ficam assim asseguradas prestações de resposta imediata, consumos e emissões mínimas para um sedan de luxo de tamanho médio. O motor de quatro cilindros a gasolina de 2,5 litros, acoplado a um motor elétrico mais leve, criam uma potência total de 218 cv. O consumo de combustível em ciclo combinado é de 5,3 l/ 100km. O Lexus Safety System + foi significativamente melhorado com funções adicionais de deteção de ciclistas e de peões durante a noite. O Lexus CoDrive fornece assistência ao condutor de nível 2 (SAE). No habitáculo os ocupantes são protegidos por um conjunto de 10 airbags.
Esta é também a primeira geração ES a dispor de versões F SPORT, com estilo e elementos desportivos, suspensão variável adaptativa e os modos de condução adicionais Sport S e Sport S +. As versões F SPORT acrescentam um spoiler traseiro sobre a tampa da bagageira, logótipos próprios e uma faixa inferior escura. Estão disponíveis três modelos diferentes de jantes de liga leve de 17 e 18 polegadas para os ES de base, enquanto os F SPORT montam jantes de 19 polegadas.
Em Portugal, apenas está disponível a motorização híbrida, em seis versões: Business, Executive, Executive Plus, F Sport, F Sport Plus e Luxury. Os preços iniciam-se nos 61.317 € para o Business e vão até aos 77.321 € do nível Luxury.