No dia 17 de Junho


As comemorações do 30.º aniversário da Associação Empresarial da Região da Guarda - NERGA, vão encerrar no dia 17 de Junho, com um jantar comemorativo a realizar pelas 20.00 horas, nas instalações do NERGA, no Parque Industrial da Guarda. De acordo com a direcção do NERGA, liderada pelo empresário Pedro Tavares, no jantar serão homenageados os empresários que encetaram o projecto do NERGA, em 1984, destacando a personalidade do Comendador Jorge Rocha de Matos, enquanto seu autor e maior impulsionador. Serão ainda galardoados os sócios do Núcleo Empresarial da Guarda com mais de 25 anos de filiação.
O jantar de encerramento das comemorações dos 30 anos do NERGA contará com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima.
O NERGA foi constituído em 1984, por iniciativa conjunta da Associação Industrial Portuguesa e de um grupo de empresários da região da Guarda. É uma Associação Empresarial sem fins lucrativos e de utilidade pública, que abrange o território do distrito da Guarda. “Este projecto, ao tempo inovador, permitiu que em muitas regiões do país se dinamizasse um novo modelo de associativismo empresarial regional, que ao longo do tempo se foi afirmando como um importante interlocutor nos processos de desenvolvimento socioeconómico de cada região”, lembra Pedro Tavares, numa carta enviada aos associados. Na missiva, o presidente do NERGA acrescenta: “Esta nova visão estratégica de afirmação da voz dos empresários, no contexto nacional e regional permitiu interpretar os novos desafios que se colocavam às empresas, num contexto de Portugal democrático, em que os necessários processos e desenvolvimento regional equilibrado impunham a criação de novos modelos representativos, em especial a nível empresarial”. “É hoje assim possível, passados 30 anos, ver o alcance destes novos modelos e sem que seja necessário imaginar-se a sua não existência, reconhecer o enorme contributo que têm prestado a cada região e em particular à da Guarda”, escreve.