Beira Interior Norte e Província de Salamanca


O Hotel Conde Rodrigo II, em Ciudad Rodrigo, Espanha, foi o local escolhido para o congresso final de encerramento do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POCTEP 2007 - 2013), cuja abertura esteve a cargo do Sub-diretor Geral da Cooperação Territorial Europeia e Desenvolvimento Urbano do Ministério da Fazenda Pública, Fernando Fernández, do Coordenador Nacional do POCTEP, João Bule e do presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, José Manuel Biscaia.
A Comunidade de Trabalho BIN - SAL, formada pela Beira Interior Norte e a Província de Salamanca tem desenvolvido diferentes projectos de grande importância, como foi o caso das três últimas edições da Feira Ecoraya e o Festival “Arte en la Frontera”.
O presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, José Manuel Biscaia, referiu que “o seminário teve como objectivo dar a conhecer os pontos principais do Novo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha - Portugal 2014 - 2020”. “Temos dois novos projectos que irão ser apresentados na primeira convocatória ao Programa, o Bin Sal Empreende e o Biofronteira Bin Sal. O Bin Sal Empreende tem como objectivo ajudar os empreendedores na formação dando o apoio directo para o arranque de projectos empresariais, por outro lado, o Biofronteira Bin Sal refere-se a acções relacionadas com o meio ambiente e o património natural. A Comunidade de Trabalho irá actuar, sobretudo com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da nossa região”, concluiu.
Foram investidos 1,5 milhões de euros em diferentes Programas de Cooperação desde a formação ao desenvolvimento de iniciativas empresariais e organização de festivais.
No congresso foram também apresentados três novos sócios espanhóis para incorporarem o Projecto BIN SAL, Asprodes Salamanca, La Fundación General de la Universidad de Salamanca e La Fundación Naturaleza y Hombre.