Evento vai decorrer entre 5 e 8 de Maio, na Guarda


Este ano, a Câmara Municipal da Guarda aposta forte na internacionalização da Feira Ibérica de Turismo (FIT) e o Brasil será o país convidado, anunciou o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, na conferência de imprensa de apresentação do certame, realizada na segunda-feira, dia 18 de Janeiro. Na FIT 2016, a realizar entre 5 e 8 de Maio, no Parque Urbano do Rio Diz, a Comunidade Autónoma de Castilla y Léon, Espanha, será a região em destaque, adiantou ainda o autarca.
Naquele dia, a Câmara Municipal da Guarda abriu as inscrições para a 3.ª edição da Feira Ibérica de Turismo que decorrem até ao dia 21 de Março. As inscrições e a consulta do regulamento completo podem ser feitas on-line através do sítio da Internet do Município em www.mun-guarda.pt/fit ou através do correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
No encontro com os jornalistas, o presidente da autarquia frisou que a presença do Brasil significa o reconhecimento de que a FIT “está afirmada” e “é importante para a economia da região”. “Nós vamos conseguir que esta marca fantástica possa perdurar no tempo e, com isso, beneficie muito a economia nacional, a economia ibérica e a economia da Guarda”, declarou Álvaro Amaro. Ainda de acordo com o autarca, o certame anual está “à beira” de ser “um marco nacional nos certames de turismo. Eu acho que já somos, mas precisamos de ser considerados de Norte a Sul e além-fronteiras”.
Os principais objectivos da FIT são a promoção do sector do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários sectores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento dos territórios. A Feira tem vindo a afirmar-se “como uma plataforma transfronteiriça no panorama ibérico dos eventos ligados ao turismo, uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta vasta e riquíssima região transfronteiriça”, reconhece a organização.
Tal como nas edições anteriores, a FIT terá lugar no Parque Urbano do Rio Diz, um local aprazível, com excelentes condições para acolher um evento desta dimensão: uma vasta área de expositores, espaços destinados à formação, com destaque para os seminários e os work-shops transfronteiriços, zona de restauração, degustação, actividades lúdicas e desportivas indoor e outdoor.
A FIT contou em 2015 com uma área total coberta de 6.510 metros quadrados, onde recebeu mais de 100 expositores de diversas regiões de Portugal e Espanha, dos mais variados campos de actuação do sector turístico, entre públicos e privados. A Feira foi visitada por mais de 30 mil pessoas. Tendo em conta a expansão que o certame tem tido, Álvaro Amaro anunciou que o seu Chefe de Gabinete, Carlos Condesso, passou a ser o Director da FIT. “É o culminar de todo o trabalho que tem vindo a fazer”, justificou.