Iniciativa decorre no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda


A Guarda acolhe o 9º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, a 22 e 23 de Novembro, onde são esperados mais de trezentos produtores de todo o País.
Esta edição do evento é organizada pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM) e pela Cooperativa Agrícola Agroguarda, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda e em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav) e com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (Cothn).
“Este encontro reflecte a dinâmica da fileira do mirtilo, bem como a relevância que tem ganho pelo aumento do número de produtores, de área instalada e do consequente impacto social e económico no sector agrícola”, explica a organização.
O programa integra, no dia 22, palestras e debates. Destaque para a presença de Rebecca Darnell, Professora Emérita da Universidade de Flórida. De acordo com a organização do evento, as palestras incluem os “temas mais relevantes para os produtores de mirtilo”, abordados “de acordo com a realidade de produção, comercialização e distribuição de mirtilos no panorama nacional e internacional”. Estarão em análise temas como a fitossanidade, a utilização de mirtilos na área da saúde, os recursos humanos, os seguros de colheita, a comercialização, a produção de mirtilo em vaso, a fisiologia da planta e as suas implicações na cultura, o associativismo.
No dia 22 de Novembro haverá um jantar durante o qual será apresentada a Associação Nacional de Produtores de Mirtilo e onde serão entregues prémios “que distinguem projectos inovadores e de reconhecimento de mérito de pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento e dinâmica da fileira do mirtilo em Portugal”.
No sábado, dia 23 de Novembro, haverá uma visita de campo ao local da produção da ‘JSC Berries’, na zona de Argomil (Pinhel) que ocupa 17 hectares, totalmente dedicados ao cultivo do mirtilo. Na sua área de cultivo, a ‘JSC Berries’ conta com mais de 58 mil plantas com diferentes idades e em diferentes fases do seu ciclo de vida.
A organização espera que este encontro junte na Guarda mais de três centenas de produtores de mirtilo. O Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo tem periodicidade anual e decorre, em regime de alternância, pelas diversas regiões produtoras.