Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro


A segunda edição dos prémios Vale Pastor irá atribuir oito vales de 5 mil euros cada a empreendedores das Regiões DOP da Serra da Estrela e da Beira Baixa, no valor total de 40 000 mil euros.
A atribuição dos Prémios “Vale Pastor” acontece, este ano, em Oliveira do Hospital, dia 8 de Julho (sexta-feira), na sede da ANCOSE, pelas 10.00 horas. Esta acção está inserida no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro e tem como entidades promotoras as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. A 1ª edição dos prémios Vale Pastor, que aconteceu em 2021, embora sem realização de cerimónia presencial devido ao contexto pandémico Covid-19, atribuiu 15 vales no valor total de 75 mil euros.
O programa da cerimónia de entrega dos Prémios Vale Pastor começa com a visita a uma empresa agrícola de cariz familiar, onde se produz leite e queijo Serra da Estrela DOP e da qual a proprietária é também uma das contempladas com o Vale Pastor. A entrega oficial dos Vales Pastor aos respectivos contemplados terá lugar pelas 12.00 horas, na sede da ANCOSE, uma das entidades que compõem a parceira do projecto.
Estarão presentes, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo; os representantes das Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, a Inovcluster, líder do projecto, bem como as restantes entidades parceiras do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.
O Vale Pastor, assim como outras acções que este projecto tem vindo a desenvolver, tem como objectivo ajudar ao incremento da produção de leite e queijo nas Regiões DOP da Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela, com vista à sua valorização. Uma das iniciativas inseridas no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro foi, precisamente, a instituição deste concurso. O Vale Pastor visa atribuir um prémio monetário de 5000 euros a empreendedores já instalados ou que queiram instalar-se na actividade da agropastorícia para produção de leite e seu fornecimento a queijarias que produzam queijos com DOP na Região Centro e que concluíram com sucesso a 2ª edição da acção formativa “Escola de Pastores”. A Escola de Pastores tem sido um importante instrumento de qualificação que contribui para a valorização económica da fileira dos queijos DOP da Região Centro, pelo reforço e perpetuação desta profissão, mas também pela promoção, inovação, valorização e aumento da sua competitividade.
O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é um Projecto co-financiado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.