A Renault oferece aos que desejam viajar pelas Aldeias Históricas de Portugal, a oportunidade de o fazer de uma forma mais fácil, económica e sustentável.

Uma parceria entre a marca francesa e as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, com a colaboração do Município do Fundão. Assim, são disponibilizadas, gratuitamente, viaturas elétricas para os turistas, residentes ou profissionais do território. E o acesso a esta oferta é simples: basta registar-se, digitalmente aqui ou então no Posto de Turismo de Castelo Novo.
A Renault Portugal e a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, apresentaram, na Aldeia Histórica de Castelo Novo, um pioneiro serviço gratuito de mobilidade sustentável. Este, coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas. Estas estão disponíveis a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.
Por outro lado, há o objetivo de tornar a Aldeia Histórica de Castelo Novo como a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável, livre de emissões de CO2 e de ruído. Dessa forma, é garantido que as deslocações entre as doze Aldeias Históricas de Portugal são mais amigas do ambiente.
Dessa forma, os veículos cedidos pela Renault Portugal cobrem toda a gama disponível em Portugal. Assim, estão disponíveis o Twizy (modelo de dois lugares indicado para os jovens com mais de 16 anos), o Twingo Electric (para os que necessitam de viagens curtas entre aldeias), e o Renault Zoe (que permite saídas extra urbanas). Contudo, existe ainda o Kangoo ZE dedicado aos produtores e comerciantes das Aldeias Históricas de Portugal.
Para Ricardo Lopes, administrador delegado da Renault Portugal “É com grande satisfação que celebramos este inédito protocolo com as Aldeias Históricas de Portugal. Com a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo dos últimos 12 anos, não raras vezes temos inovado. Este protocolo é mais um excelente exemplo disso mesmo: com este projeto piloto, a Aldeia Histórica de Castelo Novo dá o primeiro passo para ser a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável. Estamos convictos que esta iniciativa mudará mentalidades, proporcionando a muitos visitantes e residentes uma nova e enriquecedora experiência. A Renault tem inovado também nesta matéria. Com uma história e tradição em protocolos desta natureza, como o estabelecido com Porto Santo, em que a Renault é a parceira para converter a ilha no primeiro território livre de combustíveis fósseis. Por isso, este projeto experimental com as Aldeias Históricas de Portugal é mais um importante passo para tornarmos o país e a região da Beira Interior, em particular, um território mais sustentável.” Por seu turno, Carlos Ascenção, presidente das Aldeias Históricas de Portugal, agradeceu “a aposta que faz neste projeto. É com imenso orgulho que temos como parceiro a marca pioneira na mobilidade elétrica e um fabricante que marcou a vida de tantas famílias portuguesas.”