No primeiro semestre de 2015


A EDP Distribuição, na esteira daquele que tem sido o seu objectivo estratégico para a generalidade das autarquias, garantiu, uma vez mais, um significativo contributo no reforço da qualidade do serviço técnico prestado no concelho de Guarda, tendo, com vista à sua prossecução, investido, só no primeiro semestre de 2015, um montante que ascendeu a perto de 700 mil euros. Segundo a empresa elétrica, a totalidade do valor investido resulta do somatório de mais de 500 mil euros relativos a investimento nas redes de alta tensão (AT), média tensão (MT), postos de transformação (PT), redes de baixa tensão (BT) e iluminação pública (IP) e de mais de 150 mil euros referentes à manutenção dessas mesmas redes.
Ainda segundo a EDP Distribuição e no âmbito do esforço que tem vindo a desenvolver no sentido da consolidação da excelência do serviço prestado, nos primeiros seis meses de 2015 foram executados 973 metros de rede de média tensão, construídos 3 novos postos de transformação, 5.437 metros de rede de baixa tensão e iluminação pública associada, 85 chegadas e instaladas 72 luminárias. Foram, ainda, intervencionadas 528 luminárias.
Já no que se refere às principais obras executadas neste período ou ainda em curso e com conclusão prevista para 2015, a empresa destaca a alimentação a vários clientes, a ampliação da rede de baixa tensão dos Chãos, a remodelação das redes de baixa tensão de Rocamonde, Vasco Neto, Cruzamento de Pinhel e Quinta da Pocariça, a remodelação dos postos de transformação do Bairro do Pinheiro e Gonçalo e a remodelação da linha de média tensão dos Meios. Refere, ainda, de entre a beneficiação da rede de iluminação pública, a substituição de 24 luminárias de Vapor de Mercúrio por Vapor de Sódio de Alta Pressão em diversos locais do concelho da Guarda e a instalação de telecontagem em 75% dos postos de transformação e locais de consumo de iluminação pública. Há, também a registar a instalação de órgão de corte e comando na linha de média tensão do posto de transformação Museu e o telecomando de um órgão de corte e comando na linha do Porto da Carne. De entre as obras em curso, destaca a EDP Distribuição, de entre muitas outras, a instalação de um novo posto de transformação junto à Quinta da Fumagueira, em Maçainhas, a remodelação da rede de baixa tensão da Rua General Pinto Monteiro, na Guarda, a remodelação do posto de transformação do Reformatório, Valhelhas e Faia e a conclusão da instalação de telecontagem em todos os postos de transformação e locais de consumo de iluminação pública do concelho.
Por outro lado e segundo a EDP Distribuição, encontra-se já em fase de projecto a remodelação da rede de baixa tensão de Aldeia Nova, a remodelação dos postos de transformação de Rocamonde, Chãos, Cubo, Avelãs da Ribeira, Fernão Joanes, Famalicão, Pousade, Quinta de Cima e Valcovo, a instalação de um novo posto de transformação em Maçainhas (saída para Corujeira ) e a continuação da campanha em curso de substituição de lâmpadas de Vapor de Mercúrio. Concluindo, afirma a EDP Distribuição “que o investimento de perto de 700 mil euros efetuado neste primeiro semestre do ano em curso é bem representativo do esforço permanente que tem desenvolvido ao longo dos anos no sentido da consolidação do serviço de excelência que tem assegurado à população do concelho da Guarda”.