Empresas


A Dacia, marca do Grupo Renault, a mais recente marca automóvel no mercado Português com menos de 6 anos de existência, ocupa já um lugar no Top 15 entre as marcas automóveis mais vendidas em Portugal. O grupo promoveu, na passada quarta-feira, dia 11 de Fevereiro, no Concessionário Renault Litocar da Guarda, uma acção de divulgação de toda a gama que actualmente é disponibilizada no mercado nacional. A iniciativa incluiu test-drives de cerca de 15 minutos por modelo e um percurso de todo-o-terreno com o modelo Dacia Duster.
Durante a acção, Ricardo Oliveira, Director de Comunicação da Renault Portugal, referiu que o grupo está a promover, a nível nacional, o Road Show Dacia Tour 2015, com o objectivo de divulgar a marca, uma vez que “é conhecida, as pessoas já ouviram falar, mas a familiaridade com a Dacia é muito pequena”. Explicou que a marca Dacia, que faz 50 anos em 2016, foi criada em 1966 por iniciativa do Governo Romeno. Em 1999 a Renault adquiriu 51% do capital e nasceu a primeira marca “low coast” no continente Europeu. Cinco anos depois, investiu na aquisição de 99,3% das acções. Em 2004 foi lançado o primeiro modelo inteiramente desenvolvido pela Renault, o Dacia Logan, que teve sucesso “imediato”.
Apesar da estreia da marca no mercado nacional ser datada de 2008, já circulam em Portugal mais de 12 mil unidades de Dacia. Entre 2008 e 2014 passou das cerca de 500, para as quase 4.000 unidades. A marca teve, em 2014, o seu ano de afirmação no mercado português, com um crescimento das vendas de 91,4% no mercado de veículos de passageiros e tendo multiplicado por 2,5% as vendas nos comerciais ligeiros, segundo aquele responsável. Ao nível do Grupo Litocar, por aquilo que foi adiantado no encontro com os jornalistas, em 2014 a Dacia registou um crescimento de 100%. Em 2013 foram vendidas 103 unidades e no ano passado um total de 206.
Quanto às razões para o sucesso da marca, segundo a empresa, são várias: “fiabilidade (as associações de consumidores de França, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal integram, desde 2012, a Dacia no Top 2 das marcas mais fiáveis do mercado), robustez, economia, uma relação qualidade-preço imbatível e a mais jovem gama do mercado: sete novos modelos lançados nos últimos 25 meses”. Na Alemanha, é a 2.ª marca não-alemã mais vendida. Em França, é a 5.ª marca mais vendida no país. Em Espanha, o Dacia Sandero liderou as tabelas de vendas em Fevereiro, Agosto e Setembro de 2014 e terminou o ano como o 8.º modelo mais vendido do país. Em Janeiro de 2015, a Dacia iniciou a comercialização no seu 44.º mercado: Israel. Actualmente orgulha-se de possuir a mais jovem gama do mercado.
Ainda de acordo com Ricardo Oliveira, a gama Dacia é caracterizada por ser fiável, útil (com uma relação qualidade/preço imbatível, oferece tudo o que é indispensável: conforto, habitabilidade e segurança), generosa e inteligente. A Dacia é a única marca a oferecer uma gama completa de modelos bi-fuel (com gasolina e GPL).
A Dacia dispõe, em Portugal, de uma rede de vendas e de assistência com 37 concessões com uma qualidade de serviço, de venda e de após-venda, assegurada pelo know-how da marca Renault.