Evento decorre na Guarda de 30 de Abril a 3 de Maio de 2020


Cuba é o país convidado da 7ª edição da Feira Ibérica de Turismo que decorre na Guarda de 30 de Abril a 3 de Maio de 2020. O Presidente da Câmara da Guarda explicou, no final da reunião de segunda-feira, 14 de Outubro, que a escolha aconteceu na sequência dos contactos com a embaixadora de Cuba em Portugal”. Carlos Chaves Monteiro adiantou que desta forma “a Guarda também pode contribuir para valorizar o relacionamento de Portugal com Cuba”.
Para Eduardo Brito, vereador do PS na Câmara da Guarda, a escolha até pode “encher o olho” mas deixa algumas dúvidas na medida em que não se apresenta como um destino que possa trazer turistas para a Guarda. Lembrou que a Feira pretende “projectar a Guarda e atrair investimento” e “a escolha de Cuba não faz uma coisa nem outra”. “Será difícil encontrar um cubano a fazer turismo na Guarda”, ironizou Eduardo Brito. E acrescentou: “A Feira Ibérica de Turismo é um instrumento de afirmação da Guarda, do distrito e do interior” e esta escolha revela “uma ausência de estratégia”.
Recorde-se que em 2019, na 6ª edição, a Feira Ibérica de Turismo registou mais de 35 mil visitantes, e cerca de 500 entidades representadas.
A feira tem vindo a afirmar-se como uma plataforma transfronteiriça no panorama ibérico dos eventos ligados ao Turismo, uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta vasta e riquíssima região transfronteiriça.
Os principais objectivos da Feira Ibérica de Turismo são a promoção do sector do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários sectores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento dos territórios.
Carlos Chaves Monteiro adiantou que a edição de 2020 da Feira Ibérica de Turismo vai ter uma componente mais ambiental.